Estão abertas as inscrições de trabalhos para a 5ª Mostra Regional de Ciências Agrárias, que será realizada de 7 a 9 de novembro na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), na Cidade Universitária. Podem ser inscritos projetos nas modalidades pesquisa, ensino, extensão e relato de caso. Os interessados devem enviar os resumos até 27 de setembro na página do evento.
Junto à Mostra, serão realizados três eventos simultâneos: a 16ª Mostra Famez, a 20ª Jornada Científica da Embrapa Gado de Corte e o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Ciências Veterinárias (Siinovet). O objetivo é criar uma plataforma de excelência para a disseminação de conhecimento e inovação nas ciências agrárias.
A coordenadora da Mostra e professora da Famez, Viviane Oliveira, informa que a união dos encontros objetiva não apenas maximizar o alcance, mas também promover uma sinergia entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do setor, ao oferecer um ambiente único de aprendizado, debate e networking. “Esses eventos colaboram diretamente para fortalecer o vínculo entre a academia e o setor produtivo, ao proporcionar um espaço onde novas tecnologias, pesquisas de ponta e soluções para desafios atuais possam ser discutidas e compartilhadas. Se consolidam como marcos essenciais para a capacitação de novas gerações de profissionais e para o fortalecimento das ciências agrárias no Brasil, além de serem uma oportunidade de destaque no País”, explica.
A participação é aberta a toda a comunidade e haverá premiação para as melhores apresentações orais e para os melhores pôsteres. Na modalidade de apresentação oral, os trabalhos serão distribuídos nas categorias: graduandos e/ou Iniciação científica; graduados, residentes, mestrandos e/ou bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial; mestres, doutorandos e/ou bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial; doutores, pós-doutorandos e/ou bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial. Já para a apresentação em pôster, os prêmios serão concedidos às melhores apresentações nas áreas de Agronomia e Engenharia Florestal; Medicina Veterinária; Multidisciplinar; e Zootecnia.
“Essa estrutura de premiação visa a estimular a produção científica de alta qualidade e promover o reconhecimento dos melhores talentos em cada área, incentivando a continuidade de pesquisas inovadoras e a divulgação de conhecimento. Essa é uma oportunidade propícia para os participantes obterem visibilidade e valorização pelo seu trabalho científico em um ambiente de excelente nível acadêmico”, observa a coordenadora.
Para esta edição da Mostra, a novidade é o evento Kids in Science, criado para oferecer uma experiência proveitosa e educativa às crianças enquanto os pais e/ou responsáveis participam da programação. “Os filhos e filhas dos participantes poderão aproveitar um mundo de descobertas por meio de brincadeiras interativas e atividades que envolvem ciências, saúde e educação ambiental. Além de entreter, o intuito é despertar o interesse pela ciência desde cedo, tornando o evento ainda mais enriquecedor para toda a família”, aponta Viviane.
A palestra de abertura da 5ª Mostra Regional de Ciências Agrárias será proferida pela professora da Universidade Paulista e diretora da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícola, Irenilza de Alencar Nääs. A docente visitante na Universidade Federal da Grande Dourados é pioneira nas ciências agrárias, com uma vasta produção acadêmica e contribuições globais em pesquisas sobre ambiência e construções rurais voltadas para a produção animal.
Autora de mais de 100 artigos científicos e detentora de diversas patentes, foi a primeira mulher a obter doutorado em Engenharia Agrícola pela Michigan State University e ocupou posições de liderança em diversas associações profissionais no Brasil e na América Latina. Detentora do prêmio da Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas, recebeu também, em 2024, o título de Fellow da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos.
A abertura será no dia 7 de novembro, a partir das 8h, no auditório da Famez. A programação completa e mais informações podem ser obtidas na página do evento.
Histórico – A Mostra Famez foi criada há 16 anos para destacar os trabalhos realizados por professores e estudantes da unidade. Com realização anual, despertou também o interesse do público externo à Universidade, o que levou à criação da mostra regional em 2019, realizada concomitantemente à 12ª Mostra Famez. Em 2020, houve uma breve interrupção devido à pandemia, mas em 2021 e 2022 o evento retornou de forma on-line, mantendo o propósito de disseminação do conhecimento. “Em 2023, a volta ao formato presencial trouxe grande diversão, mais interação e engajamento entre os participantes. O sucesso e a consolidação ao longo dos anos são frutos da visão estratégica e empenho de seus idealizadores, um dedicado grupo de professores da Famez”, informa a coordenadora.
Nas edições seguintes, o evento passou a ser organizado pelo grupo de educação tutorial de Zootecnia e seguiu crescendo em termos de qualidade e alcance. “A Mostra não só elevou a qualidade acadêmica da Instituição, mas também se transformou em um importante ponto de referência para a comunidade científica regional, por ocasião de modelo para outros eventos do setor. Sua continuidade demonstra o impacto positivo e a relevância de criar espaços para a divulgação científica, fomentando o desenvolvimento de novos conhecimentos e o fortalecimento das redes de colaboração”, finaliza.