Início das obras de ponte entre MS e Paraguai já tem data marcada

Principal obra da Rota Bioceânica, a ponte entre o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, já ganhou data oficial para colocação da pedra fundamental, isto é, cerimônia simbólica que marca início das atividades. O evento está agendado para o dia 13 de dezembro.

Na ocasião, estarão presentes o presidente da nação paraguaia, Mario Abdo Benítez; presidente do Brasil, Jair Bolsonaro; governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, além de outras autoridades bilaterais.

Quem confirmou a cerimônia foi o próprio governador e Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Ambos visitaram a embaixada do Paraguai no Brasil nesta quarta-feira (24). O evento está prevista para acontecer no lado paraguaio da ponte.

rio paraguai porto murtinho ponte rota bioceanica

Na fronteira, Rio Paraguai separa Murtinho de Carmelo Peralta Foto: Chico Ribeiro/Governo de MS

Sobre a obra

A Ponte Bioceânica terá um comprimento de 680 metros. Serão duas pistas de rolagem, tanto para passagem de veículos de passeio quanto caminhões, cada uma com 12,5 metros de largura. Ainda, contará com duas passagens nas laterais, com 2,5 metros, para o trânsito de pedestres e ciclistas.

A obra, realização do consórcio Paraguai-Brasil, terá custo de ₲$ 616.386.755,744 (guaranis) – o equivalente a quase meio bilhão de reais. A empresa Itaipu Binacional arcará com o pagamento.

No lado paraguaio, o Corredor Rodoviário Bioceânico está quase concluído, em 93%. São 216 quilômetros de estradas já asfaltadas e sinalizadas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também