Humap-UFMS realiza SIPAT 2024 com foco na promoção da saúde e prevenção de acidentes

Programação contou com diversas palestras e atividades voltadas para a conscientização e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores

Entre os dias 19 e 23 de agosto, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh, promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) 2024. Com o tema “Promover a Saúde é Prevenir Acidentes”, a programação contou com diversas palestras e atividades voltadas para a conscientização e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, abordando temas como saúde mental, prevenção de acidentes, qualidade do sono, e assédio moral.

Para a Maria Cristina Chiapetti, técnica de enfermagem do Humap e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa), a SIPAT deste ano foi “uma oportunidade de aprendizado sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, conscientizando todos colaboradores sobre as medidas de prevenção através da qualidade de vida, objetivando a saúde física e mental para um melhor ambiente de trabalho.”

A abertura oficial da SIPAT ocorreu na manhã do dia 19 de agosto, seguida pela primeira palestra do evento, ministrada pelo Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza, da UEMS, que discutiu sobre “Saúde Mental do Trabalhador – Qualidade do Sono / Síndrome Burnout / Cansaço Mental”. Ainda no mesmo dia, à noite, a enfermeira Bertha Borges, do DIP, conduziu uma palestra sobre “Qualidade de Vida e a Prevenção de Acidentes de Trabalho”, destacando a importância da alimentação saudável, hidratação, atividade física, sono, e a prevenção do etilismo e tabagismo.

Nos dias seguintes, a programação continuou com palestras online abordando temas cruciais para a segurança e bem-estar dos trabalhadores. No dia 20 de agosto, a enfermeira Bertha Borges retornou para mais uma sessão sobre a prevenção de acidentes, enquanto a psicóloga Dra. Glaucia, do DIVGP, tratou de questões relacionadas ao “Assédio Moral e Outras Formas de Violência”. Já no dia 21, o foco foi na “Inteligência Emocional e Comunicação Assertiva para um Ambiente de Trabalho Saudável”, com a participação do enfermeiro Thiago Martins Quirino, da UAGENF, e uma nova sessão sobre saúde mental com o Dr. José Carlos.

De acordo com a presidente da Cipa, o feedback dos colaboradores foi extremamente positivo. “Tivemos uma excelente aceitação por parte dos colaboradores, os quais demonstraram sua satisfação referente aos palestrantes convidados, temas ofertados, duração das palestras e, principalmente, pela diversidade de oferta de horários, visando que todos tivessem a oportunidade de participar, respeitando assim a vida dinâmica da maior parte de nossos colaboradores.”

O encerramento da SIPAT 2024 foi marcado por um evento presencial na entrada do HUMAP, realizado no dia 23 de agosto. Para contemplar todos os turnos, as atividades presenciais ocorreram em dois horários: das 07h00 às 09h00, para os turnos noturno e matutino, e das 18h00 às 20h00, para os turnos vespertino e noturno.

Chiapetti também destacou a importância da SIPAT para além das ações de prevenção realizadas ao longo do ano: “Além da prevenção com acidentes e doenças do trabalho, a SIPAT destaca a importância do cuidado com a saúde, qualidade de vida e bem estar dos trabalhadores, contribuindo para que o trabalhador se sinta mais seguro, valorizado e motivado.”

Para garantir a participação, foram reservadas salas específicas para as atividades online, que ocorreram ao longo da semana. Os interessados puderam se inscrever através de um QR Code disponibilizado na programação.

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também