Com mais de 16 toneladas de alimentos salvos em Campo Grande, empresa é premiada e amplia ações sustentáveis em 2024
O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do Brasil, está colhendo frutos do seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2024, o grupo salvou mais de 16 toneladas de alimentos nas lojas Comper e Fort Atacadista, em Campo Grande (MS), por meio da parceria com a Food To Save. O resultado rendeu à empresa um reconhecimento como uma das 20 mais engajadas no Brasil na luta contra o desperdício de alimentos.
A iniciativa é parte de um esforço maior: no mesmo ano, o grupo doou 760 toneladas de alimentos ao programa Mesa Brasil, do SESC, que atua no combate à fome. Desde 2019, o Grupo Pereira integra o projeto e se tornou um dos principais doadores.
“Estamos honrados com este reconhecimento e motivados a continuar avançando. O reaproveitamento de alimentos de qualidade é uma prioridade para nós”, destacou Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.
Como funciona a Sacola Surpresa – Nas lojas Comper e Fort de Campo Grande, os clientes têm acesso às “Sacolas Surpresa”, uma iniciativa inovadora da Food To Save. Os produtos incluem itens do setor de padaria e outros alimentos excedentes em perfeito estado. As sacolas podem ser compradas exclusivamente pelo aplicativo da Food To Save e retiradas nas lojas.
Desde junho de 2024, quando a parceria começou, a prática tem garantido economia para os consumidores e menos desperdício para o meio ambiente.
“Os supermercados têm uma grande responsabilidade nesse cenário, e o Grupo Pereira tem mostrado como é possível transformar o setor por meio de parcerias estratégicas”, afirmou Lucas Infante, CEO da Food To Save.
Números de impacto
• 16 toneladas de alimentos salvos em Campo Grande;
• 760 toneladas de alimentos doados ao programa Mesa Brasil em 2024;
• 4,5 mil toneladas de alimentos resgatados nacionalmente pela Food To Save desde o início de suas operações;
• 4,5 milhões de Sacolas Surpresa vendidas em diversas capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
Expansão do projeto – Com o sucesso da parceria em Campo Grande, o Grupo Pereira já avalia a possibilidade de expandir a iniciativa para outras regiões onde opera. “Estamos estudando levar essa ideia para nossas unidades de São Paulo, Santa Catarina e outras localidades, onde acreditamos que o impacto será ainda maior”, explica Simone Cotta.
Mais do que sustentabilidade: responsabilidade social – Além da parceria com a Food To Save e das doações ao Mesa Brasil, o Grupo Pereira também reaproveita alimentos internamente para os refeitórios dos colaboradores. A prática reduz o desperdício e ainda contribui para a sustentabilidade das operações.
Reconhecimentos recentes – A Food To Save não é a única a reconhecer o esforço do Grupo Pereira. A startup de combate ao desperdício foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar em 2023, recebeu o selo do Sistema B em 2024 e ficou entre os 10 aplicativos mais baixados do país. “Com parceiros como o Grupo Pereira, conseguimos não apenas salvar alimentos, mas engajar clientes e colaboradores em um movimento de consumo consciente”, finalizou Lucas Infante.
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 140 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 72 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 25 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e u Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
Sobre a Food To Save
A Food To Save é uma foodtech sustentável, que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente. Com mais de 4,5 mil toneladas de alimentos resgatadas e 4,5 milhões de Sacolas Surpresa vendidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Vitória, Cuiabá, Fortaleza e Recife, a empresa mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos.
A Food To Save conta com mais de 340 mil seguidores no Instagram e foi ainda classificada como uma das melhores empresas para trabalhar em 2023, segundo o ranking da Great Place to Work. No mesmo ano, a empresa esteve entre os 10 apps mais baixados no Brasil, foi finalista na categoria Alimentos – Delivery do Prêmio Reclame Aqui 2023 e 2024 e está também entre as empresas selecionadas na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas. Em 2024, a foodtech recebeu selo do Sistema B, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.