Fulano di Tal leva Manoel de Barros ao palco na abertura do projeto Escambo

Com entrada gratuita e classificação livre, o espetáculo  “Gúri-Árvore” será apresentado neste sábado (3), às 19h, e no domingo (4), às 17h, no Espaço Fulano di Tal, em Campo Grande. 
Depois de cruzar as águas e estradas da região Norte do Brasil, o projeto Escambo: Rede Parente chega a Campo Grande com a força do encontro e o encantamento da poesia pantaneira. O espetáculo de estreia não poderia ser mais simbólico: “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, da companhia sul-mato-grossense Fulano di Tal, abre a programação neste fim de semana (3 e 4 de maio), como anfitriã das companhias de Manaus, Belém e São Paulo.

Inspirada livremente na obra de Manoel de Barros, a peça é um convite à imaginação e à poesia que brota do chão do Pantanal. Com entrada gratuita e classificação livre, a montagem será apresentada neste sábado (3), às 19h, e no domingo (4), às 17h, no Espaço Fulano di Tal, que fica na Rua Rui Barbosa, 3099 – Centro da Capital. A experiência é indicada para todas as idades e ideal para curtir em família. A entrada é gratuita e os ingressos para o espetáculo podem ser reservados através do WhatsApp (67) 98129-7263.

Dirigido por Marcelo Leite e criado pelos atores Edner Gustavo e Douglas Moreira, o espetáculo já percorreu diversas regiões do Brasil e foi selecionado para a 27ª Edição do Palco Giratório (Sesc). Conquista que representa um feito inédito em MS, pois a companhia é o primeiro grupo de teatro a participar deste festival que é considerado um dos principais circuitos nacionais de teatro.

E a peça não só celebra Manoel de Barros, mas também presta homenagem a outras referências culturais do MS, como Conceição dos Bugres, Lídia Baís, Wega Nery e Maria da Glória Sá Rosa.

“O Edgar nos encontrou por meio do Festival América do Sul. Coincidência feliz que virou convite, sonho e, agora, realidade”, relembra Marcelo Leite. “Circular pelo Brasil com o Guri-Árvore era um desejo antigo — e receber esses grupos incríveis aqui é um presente”.

Além das apresentações, o grupo Fulano di Tal oferece duas atividades gratuitas no espaço:

Oficina “Lugar de ser bocó – criando histórias com objetos do nosso quintal”, no sábado (3), das 9h30 às 11h30;

Mesa pública “O teatro popular a partir da estética poética de Manoel de Barros”, no domingo (4), das 18h às 20h.

As inscrições podem ser feitas pelo link: Formulário de Inscrição. Informações no Instagram: @projetoescamboredeparente.

O Escambo: Rede Parente é um projeto idealizado pelos artistas Edgar Castro e Donizeti Mazonas, da Cia. Cisco (SP), e financiado pela Funarte, por meio da Bolsa Myriam Muniz de Teatro. Em Campo Grande, a iniciativa conta com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Setesc e Governo do Estado.

Na rota até Manaus e Belém, o projeto já soma mais de 10 mil quilômetros e ultrapassou mil pessoas de público em atividades nas cidades de Belém e Manaus. “Mas são as distâncias simbólicas que mais me tocam — e essas, creio, são infinitas”, destaca Edgar Castro. “Nosso alcance vai além do que a matemática fria pode medir. Ele ecoa depois: nos ensaios, nas salas de aula, no cotidiano de quem foi tocado”.

Com mais de 20 anos de história, o grupo Fulano di Tal é referência no teatro sul-mato-grossense, reconhecido por espetáculos que unem cultura popular, poesia e brasilidade. Agora, recebe artistas de outros cantos do país em uma programação que planta encontros e colhe afetos.

Serviço:

 Local: Espaço Fulano di Tal – Rua Rui Barbosa, 3099 – Centro – Campo Grande (MS)

“A Fabulosa História do Guri-Árvore”
Sábado (3), às 19h | Domingo (4), às 17h
Entrada gratuita I Classificação livre

Oficina + Mesa Pública
 Sábado (3), às 9h30 | Domingo (4), às 18h
 Inscrições: Clique aqui

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também