Franquias tecnológicas: rede do setor automotivo aposta em IA para otimizar processos e aumentar o faturamento do negócio

Vaapty prevê crescimento de 30% no faturamento da rede com investimentos em novas tecnologias

A inteligência artificial (IA) deixou de ser apenas uma promessa tecnológica para o futuro e se tornou uma ferramenta estratégica no mundo dos negócios. Cada vez mais, empresas de diferentes setores estão investindo em soluções de IA com o objetivo de otimizar processos, personalizar experiências, crescer em expansão e, principalmente, impulsionar o faturamento. 

Há seis meses, a Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil implementou novas estratégias para aumentar a produtividade da equipe. A primeira mudança foi na gestão de tempo, definindo prioridades, estimando o tempo necessário para cada tarefa e utilizando ferramentas de monitoramento. 

Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da rede, passou a otimizar esses processos com a RD Station e uma inteligência artificial desenvolvida pela própria rede. 

“Foi criado um painel de monitoramento para acompanhamento em tempo real, além da automação de tarefas, integração de sistemas e uso de chatbots para aprimorar a comunicação entre franqueados e clientes. A inteligência artificial também passou a ser utilizada para análise de dados e soluções de problemas complexos. Desde então, a Vaapty obteve mais transparência nos resultados, melhor comunicação com os clientes e um aumento de mais de 30% na rentabilidade, garantindo maior capacidade de expansão, tecnologia, performance e segurança para investidores e franqueados”, disse o CEO.

Outro investimento da rede é o Vaapty PRO, que tem um sistema interligado, unindo o CRM, ERP, comunicação automatizada com IA, perícia cautelar e serviços financeiros. O objetivo é claro: reduzir retrabalho, acelerar o atendimento e maximizar o resultado das unidades.

“O Vaapty PRO marca o início de um novo tempo na rede. Estamos falando de um ecossistema inteligente, ágil e 100% integrado, que substitui os antigos sistemas isolados e descentralizados por uma única plataforma desenvolvida sob medida para o nosso modelo de franquia”, disse Martins.

A novidade vai trazer para a rede uma comunicação automatizada com leads por IA, um funil de vendas otimizado e intuitivo, relatórios em tempo real, metas claras e acompanhamento de performance para cada unidade.

“Mais do que um sistema, estamos construindo a infraestrutura digital que vai escalar a rede Vaapty com inteligência e velocidade. A rede está comprometida com a construção de um modelo de gestão sustentado por tecnologia, educação e cultura digital e destinamos de 3% a 5% dos nossos recebíveis ao investimento direto em IA, seja em desenvolvimento próprio, licenciamento ou integração de ferramentas”, explica.

Muito mais do que vender carros seminovos em 40 minutos, o objetivo da marca não é apenas acompanhar o mercado, é diminuir custo de operação do franqueado, liderar a transformação do setor automotivo através da IA, com foco em automação de processos, geração de leads, análise de dados e atendimento inteligente.

Sobre a Vaapty

A Vaapty é líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020 pelo CEO Ycaro Martins, com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 chegou a 350 unidades vendidas pelo país e é líder absoluta de mercado. Para 2025 o objetivo é vender mais de 500 unidades e faturar R$2.2 bilhões. A marca foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência 2024 e já movimentou mais de R$ 2 bilhões em vendas de veículos. 

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