Filhote de onça-pintada morre atropelado a 2 km da zona urbana de Corumbá

Uma onça-pintada filhote foi atropelada na rodovia Ramão Gomes, via que liga Corumbá à Puerto Quijarro (Bolívia), na noite desta quinta-feira (22). 

Apesar de ter sido socorrida, ela não resistiu e morreu ainda nesta quinta. 

O acidente aconteceu há cerca de 2 km da zona urbana da Capital do Pantanal.

Um veículo atingiu o filhote perto de uma curva. Nas proximidades fica o parque Marina Gatass, pode onde passa o canal Tamengo. 

Ano passado, houve relatos da presença de pelo menos uma onça-pintada nessa região, que fica também próxima da Prefeitura de Corumbá.

Por conta do animal ser filhote, existe a possibilidade que a onça-pintada mãe esteja por perto, mas ela não foi vista. 

As onças-pintadas ocupam uma larga área e chegam a viver em uma faixa de até 200 km de área.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) chegou a ser acionada logo depois do atropelamento. 

“Os policiais foram ao local e resgataram o filhote onça-pintada, que estava bastante debilitado e não conseguia se locomover, inclusive, com sangramento nasal, aparentando estar com várias fraturas pelo corpo”, informou a corporação, em nota.

Por conta do estado gravíssimo, houve decisão que não haveria tempo hábil para transportar o filhote para Campo Grande, no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Essa unidade tem atendimento especializado. 

Um veterinário do Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) foi acionado durante a noite para dar atendimento de emergência, mas não houve como salvar o animal. 

Veterinários da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, órgão da Prefeitura de Corumbá, também foram acionados.

Em Corumbá, em outubro de 2021, há um hospital de campanha que foi instalado na unidade do Corpo de Bombeiros para atender animais silvestres vítimas de incêndios ou outras situações, como o atropelamento.

Porém, a estrutura pouco é utilizada e não há profissionais específicos direcionados para realizar o atendimento nesse local.

Correio do Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também