Fabricação própria: quais as vantagens e os desafios de criar uma linha de produtos no varejo

Em um mercado cada vez mais competitivo, muitos varejistas têm investido em linhas próprias de produtos como forma de se diferenciar, melhorar margens e fidelizar consumidores. Um levantamento realizado pela ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Profissional), os fabricantes de saneantes cresceram 9,1% em seus níveis de produção em 2024. 

A Ecoville, maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil, com mais de 300 operações pelo país, faz parte desta estatística. No último ano eles decidiram seguir a linha de fabricação própria com mais de 100 itens de SKUs, que é um código único que facilita a gestão, a expedição e a diferenciação dos produtos no varejo físico.

“Com esses lançamentos e outros serviços que a rede oferece, o crescimento da marca está projetado para 25% neste ano. A higienização, a limpeza, tem um fator muito importante na economia, porque é um serviço recorrente. Estamos trabalhando e empenhados no ESG, com produtos biodegradáveis, embalagens recicláveis, logística reversa e entendemos como marca que isso vai gerar um crescimento sustentável para a rede e para o setor como um todo”, disse Cristiano Correa, CEO e sócio da Ecoville.

No entanto, desenvolver uma linha de produtos próprios exige planejamento estratégico, estrutura e visão de longo prazo.

Vantagens da fabricação própria

  • Maior controle sobre o produto

Com a fabricação própria, o varejista tem total controle sobre a qualidade, o design, os ingredientes (no caso de alimentos e cosméticos), e até mesmo o posicionamento da marca. Isso permite criar produtos mais alinhados com o perfil do público alvo.

  • Margem de lucro ampliada

Ao produzir diretamente, o custo por unidade tende a ser menor. Isso pode aumentar significativamente a margem de lucro, mesmo com preços competitivos no mercado.

  • Exclusividade e diferenciação

Produtos de marca própria não são encontrados em outras lojas, o que cria um diferencial competitivo. Para o consumidor, isso reforça a percepção de exclusividade e identidade da marca varejista.

  • Fortalecimento da rede

A criação de uma linha própria permite que o varejista construa uma identidade mais sólida e reconhecível no mercado. Quando bem posicionada, a marca pode ser associada a atributos como qualidade, confiança e inovação.

  • Fidelização 

Consumidores satisfeitos com a qualidade e o preço de um produto exclusivo tendem a voltar à loja para comprá-lo novamente.

Desafios da fabricação própria

  • Investimento inicial elevado

Desenvolver uma linha própria requer investimento em pesquisa e desenvolvimento, design de embalagens, testes de qualidade, marketing, e muitas vezes, na criação de parcerias com fabricantes terceirizados ou na própria estrutura fabril.

  • Risco de aceitação no mercado

Como qualquer lançamento de produto, há o risco de baixa aceitação pelos consumidores. Isso pode gerar prejuízos se a demanda não atender às expectativas de venda.

  • Complexidade operacional

Gerenciar uma linha própria envolve etapas adicionais na cadeia de suprimentos: desenvolvimento, produção, controle de estoque, rotulagem, certificações, como Anvisa e Inmetro, além da logística de distribuição.

  • Exigência de conhecimento técnico

É necessário ter ou contratar profissionais especializados em produto, qualidade e desenvolvimento. Sem esse know-how, os riscos de falhas no processo aumentam.

Sobre a Ecoville

Fundada em 2007, a Ecoville é a maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil. Com mais de 300 operações pelo país, a marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. A franquia comercializa um mix com mais de 800 SKu’s entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade. Para 2025, a marca planeja um crescimento de 25% na rede e 100 novas unidades.

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