O ano letivo já começou para valer nas 348 escolas estaduais da REE (Rede Estadual de Ensino) e nas 99 escolas municipais e 106 EMEIS (Escolas Municipais de Educação Infantil) da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande e, tanto o Governo do Estado, quanto a Prefeitura da Capital investiram pesado em infraestrutura para receber os 480 mil estudantes no Estado e os 100 mil alunos no município neste ano letivo.
No caso do Estado, as escolas da REE ofertam os ensinos Fundamental e Médio, programas de Correção de Fluxo, Educação Profissional, entre outros. Além da preparação da equipe docente e administrativa, realizada na Jornada Formativa, com o objetivo de evidenciar e debater temas e documentos fundamentais para a prática pedagógica, os quais irão nortear o trabalho nas escolas, os preparativos para a volta às aulas também envolveram reformas nas unidades de ensino e compra de uniformes e kits escolares para os estudantes.
Com um investimento de R$ 20,3 milhões na compra de mais de 480 mil uniformes e 193 mil kits escolares, as entregas já foram concluídas em Campo Grande e nos municípios do interior. Em relação às reformas, neste início de ano, mais de 80 Escolas da REE passam por algum tipo de intervenção, seja reforma – parcial/total – ou readequação. Deste montante, a expectativa é que 25 delas sejam entregues ainda no mês de março e que outras 15 instituições sejam reformadas até maio.
A partir de 2023, a REE passou a contar com 172 Escolas trabalhando com a oferta do Ensino em Tempo Integral. O ETI envolve a ampliação da jornada escolar para estudantes da Educação Básica, sejam eles do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. O trabalho realizado nas unidades que contam com essa oferta é focado no desenvolvimento de conhecimentos científicos dispostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e nos componentes curriculares que têm a cultura como elemento central, como é o caso das Práticas de Convivência e Socialização, Projeto de Vida e das Disciplinas Eletivas, já que a Parte Diversificada também compõe o currículo destas escolas.
Presente em 72 dos 79 municípios do Estado, um dos compromissos da atual gestão é a universalização da oferta do Ensino em Tempo Integral, que significa a ampliação desta proposta pedagógica para que ela esteja presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Conforme disposto no Diário Oficial do Estado (DOE), neste ano, haverá 200 dias letivos, com 11 sábados de atividades, além de 4 dias para a realização de Exames Finais e, ainda, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final. O recesso escolar será entre os dias 17 e 31 julho e o término do Ano Letivo está marcado para o dia 15 de dezembro.
Prevista no Calendário Escolar, a semana de formação aos mais de 25 mil docentes, coordenadores, gestores e servidores administrativos foi promovida nas Escolas da REE entre os dias 13 a 17 de fevereiro. Com a intenção de oportunizar o desenvolvimento integral dos estudantes e uma educação de qualidade, o período foi dedicado ao debate sobre as temáticas e documentos que nortearão os trabalhos das escolas ao longo do Ano Letivo.
Entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, foi aberto o período de matrículas da Rede Estadual de Ensino. A etapa foi fundamental para a formação de turmas, seguida da lotação de professores e realização do planejamento para distribuição dos materiais disponibilizados para as unidades escolares da REE. Após o encerramento desta etapa, foi aberto o período chamado de “Autodesignação”, que permite o ingresso de novos alunos pelo portal da Matrícula Digital.
No portal, os interessados podem realizar a pré-matrícula de acordo com a disponibilidade de vagas em cada unidade escolar, selecionando a localidade e modalidade de ensino ofertada. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone 0800-674-0028 ou, de forma presencial, na sede da Central de Matrículas, que fica na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Bairro Itanhangá Park – em Campo Grande. Para quem mora no interior do Estado e deseja realizar o atendimento presencialmente, é necessário ir até uma unidade escolar da Rede.
Município
Já na Reme de Campo Grande os investimentos incluíram limpeza das unidades escolares, acolhida aos profissionais da educação, atualização pedagógica, entrega de mobiliário e de mais de 170 toneladas de alimentos para a merenda escolar. Para garantir a organização do início do ano letivo, professores e servidores participaram da jornada pedagógica, que aconteceu entre os dias 1º a 7 de fevereiro de 2023.
Neste período, também foi realizado o 1º Seminário para Gestores Escolares da Reme: Compartilhando Experiências, Reconstruindo Saberes, evento inédito que possibilitou o compartilhamento das experiências na gestão escolar e a busca pelo aprimoramento do ensino e da aprendizagem para os alunos da Reme.
Em janeiro, também foram recebidas as remessas dos uniformes escolares, que serão entregues aos alunos a partir do primeiro dia de aula, conforme cronograma organizado pela direção de cada unidade escolar. Os uniformes de verão da Reme contam com camiseta regata, camiseta manga curta, bermuda, short-saia, meia, tênis, além de uma botina para a realização das atividades práticas dos alunos das escolas do campo.
Além dos uniformes, todas as unidades estão abastecidas com os produtos destinados à merenda, como as proteínas (frango e carne), arroz, feijão, leite em pó, macarrão e outros. Os hortifrútis são entregues semanalmente para garantir o frescor. Os produtos destinados aos alunos com algum tipo de restrição alimentar, como intolerância à lactose e doença celíaca, também já estão disponíveis.
Para garantir a eficiência no preparo da merenda escolar, foram entregues às unidades escolares novos enxovais de cozinha com panelas de pressão e caçarolas, além de fogões 4 e 6 bocas e jogos de talheres. Garantindo o conforto de servidores e alunos, as unidades escolares da Reme receberam armários baixos e altos, mesas e cadeiras para as secretarias, conjuntos escolares para as salas de aulas, bebedouros, e colchonetes para atender os alunos dos grupos 4 e 5. Para as EMEIS, além dos colchonetes, foram entregues colchonetes para trocador e lençóis.
A Prefeitura de Campo Grande também está entregando as reformas nos EMEIS, sendo que uma das primeiras foi a do EMEI O Bom Pastor, localizada no Bairro Estrela do Sul. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, é necessária uma boa estrutura para levar tranquilidade aos alunos, pais e aos funcionários do local, melhorando o processo de aprendizagem.
Para reforma, foram dois meses e cinco etapas de trabalho, sendo a primeira a construção do muro na divisa com o terreno da Associação dos Moradores do bairro. Na segunda etapa, foi adequada a rede de drenagem localizada na varanda, em frente ao berçário. Já na terceira etapa da obra, houve a instalação de um portão de acesso lateral e um ao terreno anexado. Foi feita também a manutenção do toldo, com a troca da lona e por fim, a pintura externa e interna da EMEI, incluindo paredes, muros e tetos, com a preservação da cor original.
A capacidade de alunos na EMEI é de 130 crianças, sendo 60 crianças em turno integral e 70 em turno parcial. São 14 professores na unidade, 10 assistentes de educação, uma merendeira, um assistente de educação inclusivo, uma diretora, uma coordenadora pedagógica, três auxiliares de manutenção e um auxiliar de secretaria.
A Prefeitura já entregou também a reforma do EMEI Olinda Toshimi Nishio Nassu, no Jardim Campo Belo, sendo que os próximos serão os EMEIs Aero Rancho, Ayd Camargo, Piratininga e Neida Gordim e as escolas Consulesa Maksoud Trad, Ernesto Garcia, Darthesy Novaes, Plínio Barbosa, José Dorileo e Luiz Cavallon.