Espetáculo “O Outro Quebra-Nozes” entra na reta final de preparação

Moinho In Concert acontece nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá

“Era uma vez, uma menina que nasceu no Pantanal. Clara era muito inquieta, curiosa com tudo o que a rodeava: o rio, a planície, a natureza, os pequenos bichinhos, a lua, as estrelas do universo, a vida. Seu entorno era puro, seu amor por aquilo era autêntico, natural e espiritual. Foi crescendo e alimentando-se de tudo o que chegava a seus olhos”.

Assim começa a história do Espetáculo “O Outro Quebra-Nozes” – Moinho In Concert 2021, realizado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC).

Neste ano, o Moinho In Concert volta a acontecer presencialmente, em Corumbá (MS), nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, 19 horas. Ainda devido à pandemia, a apresentação será apenas para convidados, sendo a prioridade os participantes, familiares, apoiadores e parceiros. O espetáculo também será transmitido pela TV Morena (afiliada Globo) em dezembro, na programação de fim de ano.

Para contar a história de Clara, que ganhou de presente de Natal o quebra-nozes, mais de 150 pessoas estão envolvidas. Os preparativos, agora, entraram na reta final. Apenas na dança, são 91 alunos do Moinho Cultural e mais 9 bailarinos da Cia de Dança do Pantanal. Na parte musical, estão envolvidos 31 alunos e 23 músicos da Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP). Além disso, pelo menos mais 50 pessoas do corpo técnico, operacional e administrativo do evento.

“É com muita alegria que voltamos a nos reunir presencialmente para o Moinho In Concert, que já faz parte da agenda cultural sul-mato-grossense. Nossos alunos estão ansiosos pelo momento de subir no palco. Até aqui, foram muitos ensaios para que possamos apresentar nossa versão pantaneira de ‘O Quebra-Nozes’. Com certeza, será emocionante”, afirma a diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon.

Márcia Rolon explica que o Moinho In Concert é resultado de um ano inteiro de trabalho, feito com dedicação por todos. “É um momento único para todos: desde as crianças até os bailarinos e músicos que já estão acostumados com o palco. Neste ano, o espetáculo ‘O Outro Quebra-Nozes’ vai contar de uma forma diferente essa história que já é bastante conhecida e é cheia de fantasia, romantismo e emoção. Na nova versão, a história fala sobre realidade”, adianta.

O espetáculo tem direção artística de Márcia Rolon. A concepção e arranjo musical é do maestro Eduardo Martinelli, enquanto a concepção e adaptação da história original ficou a cargo de Rolando Candia e Márcia Rolon. A parte coreográfica foi concebida e adaptada por Rolando Candia, Mayda Riveiro, Rudy Candia, Wellington Júlio e Aline Espírito Santo.

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

Localizado em Corumbá-MS há 16 anos, o Instituto é uma OSC que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; além de serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos.

Em 2020, o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da OSC, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.

Atualmente, o Moinho Cultural conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio do Itaú Social, Itaú Cultural, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, a parceria da J.Macêdo e FecomércioMS-SESC, parceria institucional da Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também