Entrevista com o vereador Ronilço Guerreiro na Rede Top FM

Rede Top FM

A 1ª edição do programa Jornal da Top, da Rede Top FM, que em Campo Grande pode ser sintonizada na 88,9 FM, entrevistou, nesta quarta-feira (17), o vereador Ronilço Cruz de Oliveira (Podemos), o “Ronilço Guerreiro”, que está no segundo mandato e gosta de expressar, com entusiasmo e motivação, a sua bandeira para transformar Campo Grande em uma cidade com mais cultura e educação, utilizando os livros como principal ferramenta.

“Ser vereador é um ato de coragem e de ousadia. Neste segundo mandato de vereador, eu estou cada dia mais animado, mais motivado, entusiasmado para fazer de Campo Grande uma cidade com mais cultura e educação através dos livros. Eu tenho orgulho de bater no peito e ser reconhecido como o ‘Vereador dos Livros’”, disse, acreditando que os livros têm o poder de transformar vidas e construir um futuro melhor.

Ele defende que ter uma “bandeira clara e definida” é crucial para a identidade política e a dele é promover cultura e educação através da leitura. “No ano passado, foram distribuídos 240 mil livros pela cidade. Além disso, temos a ‘Gibiteca’, com um dos maiores projetos de incentivo à leitura do Brasil, com 25 mil gibis”, revelou, completando que, além de um vasto acervo, a Gibiteca tem uma incubadora de quadrinhos, oficinas de desenho, violão e contação de histórias.

Ronilço Guerreiro ainda citou a “Gibicicleta”, que é uma bicicleta adaptada para transportar e distribuir gibis, recebida como presente do humorista Fábio Porchat. “Também implementamos a ‘Estantes de Livros’ em todos os terminais de ônibus da cidade e criamos o ‘Livro na Mão, Bola no Pé’, um projeto que visa combater a violência através do investimento em áreas cultural e esportiva”, detalhou.

O parlamentar pontuou que, embora Campo Grande esteja entre as piores capitais em cultura, está em primeiro lugar na leitura graças a projetos como a “Gibiteca”, que ajudou a melhorar o nível de leitura e aprendizado das crianças e adolescentes. “As pesquisas mostram que tivemos uma melhora no ensino e na socialização dos estudantes após a proibição de celulares em sala de aula”, informou.

Ainda durante a entrevista, o vereador lembrou do problema do centro de Campo Grande estar perdendo cada vez mais frequentadores. “A região central de Campo Grande está esvaziada, um fenômeno que não é exclusivo da Capital, mas que também está sendo observado em grandes centros urbanos. Isso é atribuído ao conceito ‘Bairro 15 Minutos’, em que os moradores encontram todos os serviços essenciais (mercados, hospitais, bancos, etc.) a 15 minutos de casa, diminuindo a necessidade de se deslocar ao centro”, argumentou.

Para mitigar essa questão do esvaziamento do centro, Ronilço Guerreiro lembrou que a maioria das vagas de estacionamento na região é ocupada pelos próximos comerciantes e trabalhadores e não por consumidores, dificultando o acesso de quem deseja comprar. “A minha proposta é incentivar empresas a ocupar a região central, aproveitando imóveis e terrenos abandonados. Além disso, implementar um sistema para regulamentar o uso das vagas, construindo estacionamentos de múltiplos andares em parceria com a iniciativa privada”, sugeriu.

Outra ideia do parlamentar é criar um “circuito cultural” que conecte o Mercadão Municipal, o Camelódromo, a Morada dos Baís e a Casa do Artesão com gastronomia, cultura e teatro. “Precisamos de planejamento e estudos técnicos, além de um projeto social para as pessoas em situação de rua na área. A requalificação da Rua Barão do Rio Branco já foi aprovada como área de interesse cultural, mas precisamos revitalizar as calçadas e criar um projeto ‘Estrelas da Nossa Terra’ em frente ao Palácio do Comércio (antigo Itaú), inspirado na Calçada da Fama de Hollywood, para homenagear personalidades locais que se destacaram na música, cultura e literatura, transformando a Barão em um corredor cultural”, defendeu.

Ele ainda quer a criação de um corredor cultural-gastronômico da Rua 14 de Julho. “O projeto iniciado em meu mandato é inspirado no Rio de Janeiro, que busca impulsionar a vida noturna e cultural da rua, apesar de ainda precisar de melhorias. Quero incentivar a transformação de casarões antigos da Avenida Mato Grosso até a Rua Barão do Rio Branco, nos moldes de um “Pelourinho”, para atrair mais pessoas ao centro”, afirmou.

O vereador também abordou a questão do transporte coletivo urbano de Campo Grande e defendeu a revisão do contrato com o consórcio responsável, pois o contrato atual não exige ar-condicionado nos ônibus. “Os futuros ônibus e a renovação da frota devem obrigatoriamente incluir ar-condicionado. Ainda sou a favor dos corredores de ônibus, pois um transporte público eficiente (com conforto, ar-condicionado, segurança e pontualidade) faria as pessoas deixarem o carro em casa”, argumentou.

Na sua visão, o certo seria a implantação de VLT ou BRT, como cobrir a Avenida Fernando Corrêa da Costa com esses modais e ciclovias, liberando corredores de ônibus de outras vias. “A meta é melhorar a qualidade dos ônibus, o planejamento dos corredores e garantir pontualidade. Uma nova audiência pública está sendo planejada para discutir a ciclovia Campo Grande a Rochedinho”, adiantou.

Assista a entrevista completa pelo link:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também