Energisa explica seus serviços e prazos ao consumidor

Buscando melhor informar o consumidor e tirar dúvidas constantes, a Energisa de Mato Grosso do Sul lançou um informe sobre os seus serviços oferecidos e os prazos para execução, que variam de acordo com a Resolução Normativa 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que foi aprovada em 2021, mas ainda levanta dúvidas da população.

A distribuidora explica que cada um dos serviços tem um prazo diferente, sendo eles:

Primeira ligação
A primeira ligação ocorre durante a mudança do imóvel e pode ser solicitada por meio da Gisa, aplicativo Energisa On, agência digital ou no telefone de atendimento da distribuidora, com um prazo para vistoria do padrão de 3 dias e mais 2 dias para ligação.

  • Religação

A religação pode ser solicitada caso o imóvel tenha tido seu fornecimento elétrico interrompido por falta de pagamento, e por ser um serviço que exige conferência de documentação e deslocamento da equipe, o prazo é de 24 horas para a área urbana e 48 horas para área rural.

  • Troca de titularidade

Ao se mudar de uma residência, independentemente de ser o dono ou inquilino, a Energisa recomenda que seja feita a troca de titularidade da conta de luz para evitar futuros transtornos. Esse serviço também pode ser feito de diversas maneiras, e só é necessário que o consumir informe o número de identidade e CPF, ou CNJP em caso de pessoa jurídica junto com o contrato social, além da unidade consumidora.A troca de titularidade é imediata, e a conta com os dados do novo titular da conta já será emitida no mês seguinte.

A troca de titularidade é imediata, e a conta com os dados do novo titular da conta já será emitida no mês seguinte.

Extensão de rede
A extensão de rede possibilita a ligação de energia em casos onde o padrão de entrada e a rede de distribuição estão numa distância superior a 40 metros, e é muito solicitada quando ocorre um aumento na demanda de energia em uma determinada localidade ou de ligação nova rural.

Esse serviço necessita de um projeto de obra e alguns documentos específicos, além da visita de vistoria de técnicos da Energisa, e em alguns casos, também é necessária fazer uma adequação da unidade consumidora para poder receber a extensão.

O prazo para esse serviço varia de 1 a 30 dias para uma resposta ao cliente e enquadramento regulatório do projeto, além de um novo prazo entre 60 a 365 dias após a aprovação e validação da documentação.

Danos elétricos
É recomendado que nesses casos o consumidor entre em contato com a Energisa pelo número 0800 722 7272 ou em uma agência física em até cinco anos da data provável de ocorrência que resultou no dano elétrico.

Troca de Postes
As obras de troca de manutenção de postes de energia ocorrem durante o ano todo, além da substituição dos que estão desgastados, cada um com um prazo diferente que depende de uma análise da equipe técnica responsável.

Em caso de substituição do poste, a Energisa leva em consideração a quantidade de unidades consumidoras que ficarão sem energia elétrica durante o serviço e duração para informar o consumidor sobre a indisponibilidade do fornecimento elétrico.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também