Foi divulgada nesta segunda-feira (13), a quarta rodada de pesquisas realizada pela FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, fundado por Paulo Guedes, mostra Lula (PT) na liderança com 49,4% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 35,9% dos válidos, segundo o levantamento realizado por telefone.
Na região norte e centro-oeste o ex-presidente Lula lidera com 39%, seu público mais votante são as mulheres chegando a atingir 46%, pessoas com idades entre 41 a 59 anos (47%), outro público que tem maior índice de votos foram pessoas que estudaram até o ensino fundamental (52%), entre eles os católicos (49%) e pessoas que recebem até um salário mínimo (62%).
Já o presidente Jair Bolsonaro vem em segundo com 38%, ele é o favorito entre os homens de 25 a 40 anos (36%), seus maiores eleitores também são pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos (48%) e evangélicos (44%).
Entre os candidatos também tem em terceiro na pesquisa Ciro Gomes (10%), seguido da Senadora Simone Tebet (2%).
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, a pesquisa mostra estabilidade, com Lula oscilando um ponto para menos, sendo citado por 40% dos eleitores. Bolsonaro manteve os 29% e Ciro é lembrado pelos mesmos 3%. Indecisos são 15%, brancos e nulos 10% e a soma dos demais é de 3%.
Não é possível comparar o resultado com a rodada anterior, publicada em 30 de maio. As opções apresentadas aos entrevistados mudaram, com a inclusão de Pablo Marçal. No levantamento anterior, Lula tinha 46%; Bolsonaro, 32%; Ciro, 9%; Tebet, 2%; Janones, 1%, e os demais pré-candidatos não pontuaram.
Nas simulações de segundo turno, Lula continua vencendo em todos os cenários. Na disputa mais provável até agora, com Bolsonaro, o ex-presidente teria 54% das intenções de voto, 2 pontos a mais que na pesquisa de abril, enquanto Bolsonaro teria 35% dos votos, 2 a menos que no levantamento anterior.
O cenário revelado pela pesquisa FSB/BTG mostra uma consolidação dos votos em Lula e Bolsonaro e uma perda de espaço ainda maior da chamada terceira via com a saída de Doria da disputa. Os votos do tucano não migraram para Simone Tebet.
A pesquisa mostra ainda que 72% dos entrevistados já tem uma decisão tomada sobre em quem votar na eleição presidencial, e esse índice é maior entre eleitores de Lula (80%) e de Bolsonaro (79%).
• Registro no TSE: BR-03958/2022
Pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone (via CATI), entre os dias 10 e 12 de junho de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Este material foi preparado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem Ltda. (“FSB Pesquisa”), mediante contratação por parte do Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”). A