Vereador do PT defende política pública com educação ambiental, infraestrutura e valorização dos trabalhadores do setor
Com o objetivo de buscar referências e alternativas para ampliar o sistema de coleta e reaproveitamento de resíduos sólidos em Dourados, o vereador Elias Ishy (PT) esteve em Campo Grande na última semana, onde visitou a Unidade de Triagem de Resíduos, localizada no Parque do Lageado.
A visita foi guiada por Daniel Arguello Obelar, integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que apresentou toda a estrutura da unidade. A UTR conta com galpões amplos, esteiras, estações de trabalho, máquinas de prensa, empilhadeiras, refeitório, banheiros e outras instalações que garantem condições dignas aos trabalhadores.
Para o vereador, Dourados precisa avançar significativamente no que diz respeito à política municipal de reciclagem. “Apesar de muitos moradores estarem dispostos a separar o lixo, é necessário ter um sistema estruturado que atue na educação ambiental, coleta seletiva eficiente, transporte adequado e uma unidade para o destino final dos recicláveis”, destacou Ishy.
Atualmente, o município conta com a atuação da Associação dos Agentes Ecológicos – Agecold, mas, segundo o parlamentar, ainda falta um plano efetivo de reciclagem que envolva desde a conscientização da população até o suporte técnico e estrutural necessário aos trabalhadores do setor.
Ishy lembrou ainda que Dourados foi pioneira no estado ao implantar um aterro sanitário em 2004, que chegou a ser referência em Mato Grosso do Sul. No entanto, ele avalia que, desde então, pouco se avançou em políticas voltadas à reciclagem. “Conhecer experiências como a de Campo Grande e de cidades como Curitiba e Florianópolis, que tem como meta reciclar 90% dos resíduos até 2030, nos inspira e aponta caminhos. Precisamos transformar essa realidade em Dourados, com políticas públicas consistentes e integradas”, concluiu o vereador, que também preside a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal.