Elias Ishy cobra adequações nas redes elétricas das escolas e Ceims 

F.Grott/CMD

Vereador do PT sugere que recursos destinados à manutenção das unidades sejam repassados diretamente às APM

O vereador Elias Ishy (PT) protocolou na Câmara Municipal de Dourados requerimento à administração municipal, solicitando informações relacionadas aos investimentos em infraestrutura elétrica, incluindo adequações que permitam o uso de ares-condicionados nas unidades de ensino do município.

Em uma das solicitações, Ishy cita o caso de uma escola municipal que foi contemplada com emenda parlamentar destinada à aquisição de aparelhos de ar-condicionado que permanecem inutilizados, sem a devida instalação, em razão da necessidade de readequação da rede elétrica, problema decorrente de outras administrações. Neste caso, a previsão orçamentária para solucionar esse problema é de aproximadamente R$ 12 mil.

Ishy solicita informações com relação às unidades que necessitam de manutenção, incluindo as escolas que serão contempladas com novos transformadores, bem como o cronograma e valores das benfeitorias de cada escola beneficiada. “Este é um problema antigo que só tem piorado diante das mudanças climáticas, sendo cada vez mais necessário um ambiente climatizado, considerando inclusive a superlotação nas salas de aulas, que aliado ao calor prejudica a qualidade de ensino”, considera o vereador.

O parlamentar também solicita o cronograma de serviços relacionados às adequações elétricas necessárias, assegurando a climatização das salas de aula e espaços administrativos de cada unidade escolar. “As redes elétricas da maioria das unidades são antigas e com a modernização de equipamentos eletrônicos, principalmente com as instalações de novos aparelhos de ares-condicionados, ocorre maior aquecimento de fios além de frequentes quedas de energia, sendo necessária assim a sua substituição de transformadores e fiação adequada”.

O vereador pede ainda, a criação de projetos que contemplem as necessidades das escolas municipais e que os recursos destinados para as adequações necessárias de cada unidade sejam repassadas diretamente às Associações de Pais e Mestres (APM), a fim de evitar a morosidade por conta de questões burocráticas e licitatórias.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também