Além das chuvas poderem alcançar 100 milímetros ao final do dia, pode haver ventos de 100 km/h e queda de granizo
No que depender da meteorologia, a população sul-mato-grossense já pode preparar o guarda-chuva, as capas e tudo que for possível para se proteger da chuva, ou melhor, da tempestade que está prevista para essa sexta-feira (18), conforme divulgado pelo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O alerta de nível laranja, que representa ‘perigo’ no grau de severidade do instituto, aponta que as chuvas poderão atingir de 30 a 60 milímetros por hora, mas no final do dia, o acumulado pode chegar a 100 milímetros.
Mas não é só isso. O predomínio da mudança climática ainda traz ventos intensos de 60 a 100 km/h, além de ter a possibilidade de queda de granizo nesse meio tempo.
O alerta ainda faz a ressalva para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O Inmet também traz algumas instruções que podem ajudar a evitar transtornos:
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Ainda pela quinta-feira (17), o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) já havia alertado sobre a possibilidade de mudança climática no decorrer desta sexta-feira, com o avanço de uma frente fria.