Eco Games será realizado em Aquidauana

Foto: Fabio Pellegrini

Amigos a mais 40 anos e parceiros desde a década de 80, Afonso Ramão Rodrigues júnior o Afonsinho e Lupércio Jaccoud Marques o DJ Lupa se conhecerem na batalha de se fazer Cultura em Dourados. Lupércio e irmãos comandavam os embalos na Noite douradense e Afonso hospedava no hotel da família o tradicional Hotel Alphonsus os grandes nomes que se apresentavam em Dourados. Logo em seguida Afonsinho foi para Bonito onde construiu o La Paloma Residence, chalés de referencia em hotelaria e convidou Lupércio para ajudar na divulgação das belezas naturais de Bonito e logico seu Hotel, isso em 1997 e ali começou uma parceria que dura até hoje, Cultura e Turismo e Eventos. Hoje ambos dividem o mesmo prédio comercial e também se dedicam a outra paixão, o Jornalismo On-Line, Afonso e proprietário do Jornal Bonito Net e Lupércio da Rede Agora de Jornalismo.

Essa semana as empresas LA PALOMA EVENTOS e AGORA MKT EVENTOS lançaram o ECO GAMES AQUIDAUANA, os Jogos do Ecoturismo para agregar e ajudar na recuperação da alta estima, no fomento ao turismo e comércio local em meio a maior crise sanitária e financeira do Brasil, do estado e da cidade. Sem aglomerações, com provas pontuais e com número reduzido de participantes o “Eco Games Cidade x Cidade” acontecerá logo após o término das Olimpíadas de Tokyo, que será parâmetro para organização e molde das regras de biossegurança adotadas pela organização do evento.

As práticas esportivas estão relacionadas às atividades turísticas desenvolvidas nos passeios da cidade, desta forma, pretende-se associar o turismo às atividades esportivas. Realização de 5 modalidades esportivas todas integradas às belezas cênicas da região que serão: Rafting, Rapel, Canoagem, Bike Trial e Paraquedismo. A competição se dará entre equipes das cidades do estado do Mato Grosso do Sul e cidades convidadas, com número definido de 02 atletas para cada modalidade. A escolha dos atletas e coordenação de cada equipe será responsabilidade da prefeitura municipal da respectiva cidade envolvida no evento, como prêmio a cidade campeã receberá 01 Ambulância 0 km, as inscrições acontecerão nos meses de maio e junho de 2021.

Devido ao crescimento da pandemia do Covid-19, o número de participantes foi reduzido para evitar aglomerações. As provas serão feitas sem público, somente com os participantes e comissão organizadora, todos devidamente aptos com máscaras, álcool gel e todas as medidas necessárias de biossegurança. O evento tem inicialmente apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana através da SECTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da FEMA – Fundação de Esportes do Município de Aquidauana.

AFONSO RODRIGUES – LA PALOMA EVENTOS

Afonso Ramão Rodrigues Junior, engenheiro mecânico automobilístico, graduado pela FEI-Faculdade de Engenharia Industrial, em São Bernardo do Campo/SP, onde trabalhou nas empresas Garrett Air Research, Chrysler Automóveis e Volkswagen Caminhões antes de retornar para Dourados/MS, em 1982, quando assumiu a direção do Alphonsus Hotel onde permaneceu até 2002.  Em 1983 realiza a primeira produção com o show do colega de escola Almir Sater em Dourados pegando gosto pela coisa e a partir de então organizou várias atividades culturais na cidade de Dourados, como o Cine Clube Uirá junto com cinéfilos da cidade, o Espaço Cultural Guató nas dependências do Alphonsus Hotel com “vernissage” de artistas como Mary Slessor, Jonir Figueiredo, Beto Spengler entre outros. Em 1996 abre o La Paloma Residence, hotel diferenciado na capital do ecoturismo do país, Bonito, onde passa a realizar diversas atividades culturais, dentre elas foi o idealizador e coordenador adjunto do Festival de Inverno de Bonito de 2000 a 2007. Em 2009 cria a Confraria do Bacuri, espaço destinado à apresentações culturais, como música, poesia, literatura e outras. Realiza diversas edições do Bar do Festival durante simultaneamente ao Festival de Inverno de Bonito, espaço destinado ao congraçamento dos artistas locais, bonitenses e turistas após os grandes espetáculos apresentados na Grande Tenda. Realiza duas edições do Ecofolia-Carnaval da Natureza nos anos de 2014 e 2015, carnaval oficial da cidade de Bonito. Em 2012 cria o Bonito Blues realizando três edições com artistas como Marcelo Watanabe, Fábio Brum, Gyba Byblos, Ivan Márcio e outros expoentes do Blues Brasileiro. Devido ao sucesso do Bonito Blues, no ano seguinte (2013) se transforma no primeiro festival de blues e jazz do MS, virando Bonito Blues & Jazz Festival trazendo importantes nomes da cena blueseira e jazzística do Brasil e do exterior. Nomes como Blues Etílicos, Jefferson Gonçalves, Adriano Grineberg, Tiffany Harp, Greg Wilson (USA), Vérsion Palma Loma Blues (PY), Dominique Bernal (PY), Dave Bratcher (USA), Bêbados Habilidosos, Zé Pretim e muitos outros grandes nomes da música. Na área do teatro produziu a peça Dialeto Manoelês, de autoria de Blanche Torres, mostrando a obra do nosso poeta maior, Manoel de Barros. E, também, lançamento do CD Teré, do poeta, cantor e ator Emmanoel Marinho. Na área do esporte, realizou a etapa de Bonito do Campeonato Estadual de Cross-Country 2015, foi produtor e coordenador da chegada do 25º Rally dos Sertões em Bonito no ano de 2017. Na área do turismo, introduziu a prática do rapel nos atrativos com a abertura do Abismo Anhumas em 1997 e do arvorismo Ybirá Pe em 2003.

LUPÉRCIO MARQUES – AGORA MKT EVENTOS

DJ, Produtor de Eventos, Empresário, Jornalista, Apresentador de TV, dos 12 aos 27 anos foi DJ Residente das Casas Noturnas; Degrau, Overnight, Broadway e New York em Dourados. Promoveu os maiores shows de Dourados nas décadas de 80 e 90, tais como Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, 365, Ultraje Á Rigor, Nenhum de Nós, Polegar, Skank, Zezé Di Camargo e Luciano, Banda Reflexu´s, entre outros. Colunista dos Jornais Gazeta Popular e O Progresso em Dourados, em 1996 criou o semanário Jornal de Domingo de Dourados. Criou o Programa Conexão Cidade em 1992 exibidos nas TV Caiuás Rede Bandeirantes, TV Executiva Via Embratel nos anos 1992 a 1999. Editou a Revista Conexão Cidade de 1999 a 2017. Criou em 2001 o Sites Bonito News e Turismo News, escreveu semanalmente a Coluna Turismo News no Jornal O Progresso em 2001. Criou em 2004 o Site Capital News e a Rede News de Comunicação. Cursou Direito na Faculdade de Dourados Socigran/Unigran. Cursou Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande. Criou em 2005 a Rede Agora de Comunicação On-line, em São Paulo, Brasília e no Mato Grosso do Sul. Realizou vários eventos em sua trajetória, destacando a tradicional Peixada Conexão Cidade que está em sua 9 edição e a Golden Night, festa esta que premia personalidades. Retornou com o Programa Conexão Cidade TV em 2019, exibido em um Pool de Sites e também na TVE Educativa. Jornalista sob MTB n° 1412/MS (SRT/MS – Ministério do Trabalho de Mato Grosso do Sul – Filiado ao Sindjor/MS-SIND DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO MS).

Redação Rede Agora    Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também