O vice-governador Barbosinha participou, nesta última sexta-feira (18), em Dourados, da cerimônia de reinauguração, em novo espaço, da sede do CRMV (o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) no Município.
Recepcionado pelo presidente Thiago Fraga, que é coordenador do curso de Medicina Veterinária na Unigran, uma das duas opções locais entre as sete graduações oferecidas aos profissionais da área no Estado, Barbosinha destacou a importância da formação e da qualificação do segmento.
“O trabalho do profissional da Medicina Veterinária provoca impactos diretos. Sabemos que qualquer abalo nessa cadeia, do setor do agro, na avicultura ou suinocultura, provoca estragos monumentais. Trabalhar a saúde animal, e dos produtos do setor secundário, é vital para a Economia como um todo”, saudou Barbosinha.
Dourados se destaca na agricultura e pecuária como polo de uma região composta por 21 municípios, onde a pecuária é uma das atividades econômicas mais importantes, incluindo a produção de suínos, aves e gado e detém mais de 1.800 estabelecimentos industriais em extração animal, de transportes, frigoríficos, fábricas de rações, incubatórios de aves e suínos, curtumes e usinas de beneficiamento de leite.
O presidente do CRMV-MS, Thiago Fraga defendeu, ao abrir o evento, a interiorização das ações do Conselho. “Foi um dos compromissos públicos assumidos pela diretoria responsável pela condução da gestão 2022/2025, fortalecer a atuação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul e garantir o desenvolvimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia em todo o estado”, disse.
Para o vice-governador, o fato de sediar importante polo educacional, com duas faculdades de Medicina Veterinária e uma de Zootecnia, impõe desafios à diretoria do CRMV-MS em Dourados e nas cidades do interior, no sentido de buscar cada vez mais a qualificação profissional, ampliando as ações do Conselho para todo o Estado, onde cerca de 8.000 profissionais buscam agregar valor ao mercado.
“Um Estado próspero, inclusivo, com emprego pleno, Mato Grosso do Sul tem um programa ousado de preparação da mão-de-obra, Dourados é exemplo quando salta de 5.000 para 10.000 cabeças na produção da suinocultura, uma das maiores plantas da América Latina, um Estado verde compromissado com a qualidade de vida e um Estado Digital com mais de 7.000km de infovia digital para conectar todos os equipamentos públicos e menos cartorial, para levar os serviços com presteza e eficiência, é assim que o Governo trabalha para atender a cada vez mais pessoas e não deixar ninguém pra trás”, concluiu.
Participaram, ainda, da solenidade, a reitora da Unigran, professora Rosa De Déa; Fernando Bastos, representando a Prefeitura de Dourados; Yara Regina Machado Bueno e Juliana Gouveia, Auditoras Fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária; profissionais da cidade e região, entre eles, o vereador Flávio de Oliveira, veterinário em Laguna Carapã.
Por Clóvis de Oliveira
.