Última chamada: inscrições para o ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras encerram dia 26/05

O 7º Fórum Negro de Arte e Cultura 2023 aconteceu de 30 de novembro a 02 de dezembro com o tema Sankofar: Artes, memórias, militâncias negras e outras poéticas. O último dia de atividades foi na UNEB e incluiu na programação o Festival Ìyás, a Kitanda de Negócios Pretos e o Kizoomba Samba com show do grupo Gira D'elas. Fotografia: Raquel Franco / Labfoto © 2023


Candidatas de todo território nacional podem se inscrever até às 23:59 do dia 26 de maio.

O prazo de inscrição para a 4ª edição do ‘ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras: A presença feminina negra no matrigestar do futuro’ está quase esgotando. A chamada pública que consiste em uma seletiva nacional para atrizes negras de todo país que desejem apresentar seus trabalhos, as interessadas têm até o dia 26 de maio para inscrever seus espetáculos de artes cênicas, que podem ser monólogos, performances e outras modalidades da cena.

Idealizado pelas atrizes e produtoras culturais Eddy Veríssimo e Juliana Monique, o objetivo desta chamada pública nacional é abrir um espaço para produções de mulheres negras do setor artístico e cultural. Além de oportunizar que estas artistas mulheres possam apresentar suas criações e também integrar a programação do festival que acontecerá em Salvador de 18 a 26 de julho.

De acordo com a produtora Juliana Monique, a ancestralidade feminina negra é muito forte em nosso cotidiano pois, “as mulheres negras através da sua matripotência, tornam-se mães, no sentido mais belo do gerar, sendo assim, produzem e fincam a comunidade para pensar no futuro, e é justamente o que procuramos para compor cada momento do festival”, afirma uma das idealizadoras do evento.

O prazo para encerramento das candidaturas será até às 23:59 do dia 26 de maio, o link pode ser acessado por meio da linklist no perfil do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras e o resultado também será divulgado nas redes sociais do evento, @festivaliyas.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

SERVIÇO

O quê? Última chamada: inscrições para o ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras
Quando? até dia 26 de maio
Inscrição: https://linklist.bio/festivaliyas

Informações: @festivaliyas

Scila Brito

Jornalista e Assessora de Imprensa

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também