Transtorno bipolar: o que é e como tratar

Tratamento medicamentoso e psicoterapia são recomendadas por profissionais de saúde

Cerca de 6 milhões de brasileiros adultos convivem com o transtorno bipolar. Mais do que uma estatística, o dado divulgado pela Associação Brasileira de Transtorno Bipolar revela a grande quantidade de pessoas que enfrentam, muitas vezes em silêncio, preconceitos e resistência da sociedade em compreender a dimensão e os efeitos que o distúrbio psiquiátrico provoca na saúde mental.

Esta terça-feira, 30 de março, é marcada como o Dia do Transtorno Bipolar, data em que se propõe uma maior conscientização da doença. Para a médica psiquiatra e professora do curso de Medicina da Uniderp, Talita Ceni, o dia é um convite para “direcionarmos o nosso olhar a esta doença e assim esclarecer melhor sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento”. Mas o que é o transtorno bipolar?

De acordo com Talita, trata-se de “um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela recorrência de episódios de mania/hipomania (euforia), depressão e períodos de normalidade do humor. Os sintomas variam conforme a fase da doença. De forma geral, há alteração do humor, do padrão de sono, da energia e pensamento. Em alguns casos sintomas psicóticos (perda do contato com a realidade) podem ser observados”.

A respeito do diagnóstico e tratamento, a médica revela que o diagnóstico do Transtorno Bipolar é clínico, embasado pela história e avaliação do exame mental do paciente. “O tratamento medicamentoso é de suma importância para estabilização do quadro, para isso são utilizados medicamentos estabilizadores de humor. Recomenda-se também a realização de psicoterapia”, diz.

Tratamento psicoterapêutico e acompanhamento familiar – De acordo com a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Uniderp, Camilla Garcia da Silva Lino, embora o tratamento farmacológico seja essencial no tratamento do transtorno bipolar, há pacientes que, apesar da correta adesão à medicação, permanecem sintomáticos. “Estudos indicam, que independentemente da abordagem utilizada, a psicoterapia deve ser utilizada em associação com o tratamento farmacológico”. Dentre os benefícios listados pela profissional, há diminuição na frequência e na duração dos episódios de humor, aumento da adesão à medicação, diminuição nas recaídas e impressões clínicas de melhoras gerais.

Há abordagens terapêuticas que são recomendadas para o tratamento do distúrbio. Camilla lista algumas: Terapia cognitivo-comportamental (TCC); Psicoeducação; Terapia Focada na Família e Terapia interpessoal e do ritmo social. “O tratamento deve ser seguido pelo planejamento e pela execução do tratamento a longo prazo, que requer o estabelecimento e a manutenção de uma aliança terapêutica por meio de um bom relacionamento médico-paciente-família-cuidador, que propicie uma relação terapêutica e de apoio”, recomenda a professora.

O apoio e acompanhamento da família são essenciais no tratamento. “Esse papel no trato com o doente não é fácil. A participação da família no processo terapêutico é fundamental e contribui de forma significativa com consequente melhora. O paciente sente-se valorizado e confiante de sua recuperação. A relação familiar é o sustentáculo e a base para uma boa estrutura emocional para o paciente, tanto para a prevenção de uma crise, quanto para sua manutenção e recuperação”, pontua Camilla.

A psicóloga faz um alerta para os familiares que acompanham o paciente com o distúrbio: “Cuidadores, familiares e amigos dos pacientes com transtorno bipolar encontram-se muitas vezes em um cenário de estresse emocional importante, aumentando o risco do desenvolvimento de depressão e de outros problemas de saúde”. Camilla conclui com dicas para as pessoas que estão no acompanhamento de um familiar com transtorno bipolar:

– Invista tempo para cuidar também de si mesmo.

– Não negligencie sua saúde: tenha uma alimentação saudável, durma bem e pratique exercícios físicos regularmente.

– Gerencie o estresse: tire um tempo para atividades de lazer e descanso. Outra dica para manter o estresse sob controle é praticar técnicas de relaxamento, como a meditação.

– Procure apoio emocional: um profissional de saúde qualificado pode ser importante para ajudá-lo a entender as angústias, sensações e medos que esse cenário de convivência com o paciente bipolar pode trazer.

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e http://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também