TJMS compartilha experiências da CPE em visita ao TJAC

A diretora da Secretaria Judiciária de Primeiro Grau do TJMS, Conceição Pedrini Pereira, visitou nesta quarta-feira, dia 6 de julho, o Tribunal de Justiça do Acre e participou como palestrante da capacitação dos servidores que atuarão na Central de Processamento Eletrônico (CEPRE) a ser implantada no TJAC.
Destaque-se que o TJMS foi pioneiro no país na criação da Central de Processamento Eletrônico (CPE) para agilizar o andamento processual e o modelo de gestão de processos tornou-se referência no Brasil. No Acre, Conceição compartilhou experiências bem-sucedidas na justiça sul-mato-grossense.
“Ficamos lisonjeados e felizes com o convite do Poder Judiciário acreano, pois é a validação de quase 10 anos de trabalho desenvolvido no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, com a credibilidade conquistada ao longo do tempo”, disse. 
Conceição falou também sobre as dificuldades iniciais enfrentadas pela CPE, que atualmente trabalha com 830 mil processos e cerca de 500 servidores. “Não tínhamos referência para embasamento e, ao longo do tempo, fomos adequando na medida em que as situações exigiam. Hoje, o Acre tem condições de ver as situações que deram certo e ter essa noção facilita ainda mais para as equipes que trabalharão com o sistema”, completou. 
Prestigiaram a apresentação da capacitação a governadora em exercício Desa Waldirene Cordeiro; o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Elcio Mendes; o superintendente da CEPRE, Des. Samoel Evangelista, e o juiz coordenador da CEPRE, Alex Oivane. 
Saiba mais – A Central de Processamento Eletrônico (CPE) foi uma proposta inovadora do TJMS lançada em 2013. Reconhecida nacionalmente como o “Cartório do Futuro”, a atuação da CPE começou pelas varas de execução penal do Estado e alcançou as varas dos juizados de comarcas do interior, além das varas da justiça comum.
O projeto pioneiro no Brasil começou a chamar a atenção de outros tribunais, que constantemente visitam o Poder Judiciário de MS em busca de mais detalhes sobre o funcionamento do cartório 100% eletrônico que já foi copiado em vários estados brasileiros.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – [email protected]

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também