SANTA CASA REINAUGURA BANCO DE SANGUE COM AGENDA ABERTA PARA DOAÇÃO

A Hemoterápica Santa Casa – Hemosul já começou a receber doadores. Para agendar, ligue: (67) 3322-4135.

Durante a breve solenidade, nesta terça-feira (16), foi reinaugurada a Unidade Hemoterápica Santa Casa – Hemosul. Devido a pandemia, a assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado (Rede Hemosul) e a Santa Casa de Campo Grande contou com o prestígio apenas de diretores corporativos, executivos, associados, funcionários e conselhos Municipal de Saúde e de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do hospital, Heitor Rodrigues Freire, destacou que a reforma da estrutura foi um empenho da equipe de manutenção da instituição. Além disso, ressaltou que a parceria com o Estado na retomada do serviço foi fundamental. “A obra foi realizada com recursos próprios da Santa Casa. Agradeço e parabenizo a equipe de infraestrutura do nosso hospital pelo empenho, mas toda essa obra não teria finalidade se não fosse a participação do governo do Estado (Hemosul), que nos deu apoio para que pudéssemos voltar a suprir a necessidade dos pacientes e fornecer mais uma opção para doar sangue”, disse Heitor.

Também agradeceu o apoio recebido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Hemosul nesse processo, o superintendente da Gestão Médico-hospitalar, Dr. Luiz Alberto Kanamura.  Já a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, reforçou que essa ampliação na coleta de sangue na capital veio num momento oportuno e que é uma conquista para todos. “Essa parceria com a Santa Casa estava nos fazendo muita falta e retornar as coletas aqui é motivo de muita satisfação, pois o sistema de saúde vive de parcerias e, esta, com certeza nos ajudará a salvar mais vidas”, destacou.

Em seguida, representando o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Saúde (SES), Dr. Geraldo Resende, disse da importância desta parceria entre ambas as instituições, que juntas ajudarão na qualidade da saúde da população através da coleta de sangue. “As doações aqui ajudarão não somente este hospital, mas também no abastecimento de demais instituições no Estado e, assim, muitos pacientes serão beneficiados. Gostaria de destacar e parabenizar pela estrutura bem reformada e que oferecerá um espaço muito confortável a todos, com certeza se tornará uma referência no atendimento realizado”, pontuou.

Com uma das maiores demandas de sangue e hemocomponentes no Estado, o então Banco de Sangue da Santa Casa foi fundado nos anos 2000, ainda na Rua Eduardo Santos Pereira, devido à necessidade de apoio ao hospital. Mas, em 2018, o serviço foi suspenso para que a instituição realizasse reformas estruturais no prédio. Hoje, com o novo espaço e gestão compartilhada entre as instituições, o serviço possui uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos. Além disso, conta com quatro cadeiras de coleta, o que permitirá receber até 12 doações de sangue por hora.

No período da manhã, a Unidade Hemoterápica Santa Casa-Hemosul realizará o atendimento ao público para coleta de sangue sob agendamento, demanda espontânea serão atendidas desde que haja vaga no momento e, no período da tarde, serão atendidos pacientes nos procedimentos de transfusão ambulatorial e sangria terapêutica.

O descerramento da faixa teve a presença dos representantes da SES, Hemosul, diretoria corporativa e o médido hematologista e responsável técnico da Unidade Hemoterápica Santa Casa – Hemosul, Dr. José Maria Ascenço. Os primeiros doadores foram funcionários do hospital, que agendaram e deram início às atividades a partir desta terça-feira, dia 16.

Veja o vídeo da reinauguração:

Serviço

Telefone do Banco de Sangue:

(67) 3322-4135 (para agendamento das doações)

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h30 às 17h

Endereço: R. Rui Barbosa, 3.633 – Centro

Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também