SANTA CASA INICIA PROJETO DE LIVES COM INFORMAÇÕES DIVERSAS À POPULAÇÃO

A Santa Casa de Campo Grande dá início ao projeto de lives para levar mais informação à comunidade sobre diversos assuntos importantes na área da saúde e de atualidade. O projeto surgiu da parceria entre a gerência de Eventos e a Escola de Saúde, que ficaram impossibilitados de realizar atividades presenciais de ambos os setores por conta das restrições de combate ao avanço da pandemia.

A ideia é reunir grandes profissionais do hospital para compartilhar conhecimento neste período onde as pessoas estão em casa e o objetivo principal do projeto é abordar os cuidados essenciais e emergenciais. Estes primeiros cuidados são básicos, por isso, as palestras terão uma linguagem simples e de fácil entendimento aos telespectadores.

“Estratégias de prevenção da infecção pelo novo coronavírus” foi o primeiro tema abordado pela série, no qual a médica infectologista Drª Priscilla Alexandrino, presidente do Comitê Interno de Enfrentamento à COVID-19 do hospital, fez um panorama geral sobre a vivência neste último ano, desde o início pandemia.

“Antes de ser declarada oficialmente, a Santa Casa montou um comitê para tratar sobre a possibilidade da contaminação do vírus, que ainda era pouco conhecido no Brasil. Ao longo dos meses, fomos lidando com vários desafios, e na maior parte do tempo atuamos como hospital de retaguarda nos atendimentos não-COVID, depois abrimos leitos para tratar a doença e, agora, com o aumento exponencial nos casos e números de óbitos, 120 leitos estão disponibilizados na Unidade de Trauma para esse perfil de pacientes”, explicou durante a live.

Além disso, ela pontuou os processos implantados neste último ano com ênfase nos desafios que foram surgindo com o avanço da doença. Vários internautas interagiram durante a transmissão, e assuntos como: transmissibilidade da doença em adultos e crianças, imunização com vacinas, letalidade, leitos de internação, risco de contaminação pós-vacina e muitas outras indagações foram levantadas e esclarecidas pela especialista.     

A Santa Casa de Campo Grande tem o compromisso da filantropia, seja ela de cuidados ou de informação, e neste momento a instituição vem trabalhando e desenvolvendo ações que já eram realizadas antes, mas, agora, estão sendo adaptadas ao formato on-line e, assim, todos terão acesso às informações de prevenção e cuidado básico.

Comitê

Desde janeiro de 2020 foi criado o Comitê Interno de Enfrentamento à COVID-19 na Santa Casa de Campo Grande, que reúne representantes da equipe multiprofissional e diversos líderes da instituição que traçam estratégias e criam protocolos que influenciam diretamente na rotina diária do hospital, visando a biossegurança de pacientes, acompanhantes e profissionais e, também, segurança dos processos definidos.

Confira a transmissão feita pelo Facebook: https://www.facebook.com/santacasacg/videos/290727285993978

Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também