Projetos da Escola SESI Dourados são aprovados em feiras de iniciação científica

Três projetos desenvolvidos por alunos da Escola SESI Dourados foram aprovados em duas importantes feiras científicas, promovidas por instituições federais de ensino superior. Os orientandos do programa de iniciação científica da escola submeteram trabalhos à Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (FECIGRAN), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), e à Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, que conta com apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Os trabalhos aprovados são:

  • A presença dos agrotóxicos nas águas que abastecem a cidade de Dourados
  • A violência contra a mulher nos tempos de pandemia do covid-19 em Mato Grosso do Sul
  • Análise da relação dos adolescentes com as tecnologias digitais e seus impactos

O objetivo principal do programa de iniciação científica é estimular os alunos a produzir conhecimento e desenvolver habilidades por meio de pesquisas científicas. A equipe é composta por cinco estudantes-pesquisadores e dois professores orientadores, que atuam em projetos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas e Ciências Biológicas.

Alunos e professores da Escola SESI reforçam importância da ciência

A aluna Beatriz Cassuci, do 9° ano, disse que está adorando a experiência. “Vem me ajudando a ganhar mais conhecimento sobre várias áreas. Fiquei muito feliz por meu projeto ter sido aprovado nas feiras, pois tenho um grande carinho pelo trabalho, gosto muito do assunto e acho que é importante que seja mais debatido”.

A estudante Elloá de Sousa Soares, do 8º ano, contou que tem aprendido bastante com a iniciação científica da Escola SESI. “Estamos aprendendo muito sobre pesquisa, sobre metodologias científicas através do desenvolvimento de nossos projetos. Estamos muito felizes com a aprovação, sentimos que nesse momento todos os nossos esforços valeram a pena”. 

O professor orientador Fábio Gomes valorizou a participação dos alunos no programa de iniciação científica. “É uma imensa alegria contribuir na formação de nossos jovens pesquisadores e na construção de conhecimentos a partir da ciência. Sou um entusiasta da Ciência, e ver estudantes felizes por vivenciarem a prática científica é algo que me realiza enquanto educador”.

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