Programa Cidade Empreendedora leva cursos gratuitos para pequenos negócios em 22 municípios de MS

Sebrae e prefeituras municipais, em parceria com o Senac, oferecem capacitações para os seguimentos de Bares e Restaurantes, Salões de Beleza e Varejo

Com a proposta de fortalecer os pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS junto com as prefeituras municipais, promove, a partir deste mês, cursos gratuitos para micro e pequenos empreendedores e colaboradores que atuam no comércio local dos 22 municípios de Mato Grosso do Sul que integram a iniciativa. Desenvolvida em parceria com o Senac, a ação oferece 17 opções de capacitações voltadas para os segmentos de Bares e Restaurantes, Salões de Beleza e Varejo. Até dezembro, a expectativa é que mais 700 pessoas sejam qualificadas.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a iniciativa é mais uma ação para auxiliar o comércio local e promover o desenvolvimento. “Vamos levar conhecimento para que o pequeno empreendedor possa melhorar o seu negócio e também para que quem trabalha no comércio local consiga se qualificar e atender melhor o cliente. Sabemos que isso irá impactar diretamente nas vendas, gerar mais emprego e renda, e promover a transformação de cada município”, ressaltou Mendonça.

A ação permite que a administração pública de cada município Cidade Empreendedora escolha até seis opções de cursos, de acordo com a demanda do comércio local. Para o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, essa possibilidade oportuniza que as capacitações sejam mais aderentes às necessidades do mercado de cada região.

“O município sabe, melhor do que ninguém, as demandas de cada segmento e essa parceria Senac-Sebrae vai preencher possíveis lacunas de mão de obra, melhorando a competitividade, resultando em um melhor desenvolvimento da região. Essa parceria chega em um momento muito importante para Mato Grosso do Sul; em um tempo de retomada do crescimento da economia por parte dos empresários e da própria vocação dos sul-mato-grossenses que apostam no empreendedorismo como alavanca do seu desenvolvimento profissional”, pontuou o diretor.

Com a iniciativa, será realizado um cronograma personalizado para cada município participante: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Na área do Varejo, são oferecidos pela ação, seis cursos que apresentam ao participante estratégias para alavancar as vendas, além de outros dois, voltados para empreendedores e gerentes que querem melhorar a própria gestão do negócio e desenvolver a equipe.

Para o seguimento de Bares e Restaurantes, há quatro capacitações disponibilizadas pela ação. Uma delas é voltada, especificamente, para os garçons com estratégias para encantar o cliente, já os demais cursos envolvem técnicas de manipulação e higienização de alimentos, a utilização das mídias sociais para divulgação de serviços e a elaboração de fichas técnicas e precificação.

Por fim, para a área de Salões de Beleza, no total, serão oferecidas cinco capacitações que apresentam desde o corte básico de cabelo, até técnicas de barbearia, maquiagem e design de sobrancelha. Além disso, elas também levam para os pequenos empreendedores ferramentas para melhorar o negócio, por exemplo, formas de organizar a agenda de clientes e formar preço.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também