Prefeitura de Dourados doa cerca de 1 tonelada de alimentos para entidades sociais toda semana

Os produtos são fruto do Programa de Aquisição de Alimentos, da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar
Os produtos são fruto do Programa de Aquisição de Alimentos, da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar

A Prefeitura de Dourados realiza todas às terças-feiras o recebimento de alimentos produzidos pela agricultura familiar no município. O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) possui cerca de 66 produtores cadastrados que entregam cerca mais de uma tonelada de alimentos, que são distribuídos para 11 entidades devidamente cadastradas e validadas pelo conselho da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social).

De acordo com a diretora de departamento da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Kallen Christiany Miranda Ferreira, o programa tem dois objetivos básicos: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Com a parceria, cerca 1.9 mil pessoas recebem ajuda.

“Nós damos continuidade ao programa para atender aquelas instituições que precisam de ajuda com alimentação. É feito um cálculo de acordo com o número de pessoas que estão cadastradas na instituição e cada um o que é suficiente para a semana, para não haver excessos na distribuição”, apontou.

Para que o produtor possa participar do sistema de produção é preciso que ele esteja cadastrado Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), através do DAP (Declaração de Aptidão) e ir até a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e solicitar a adesão.

“Existem dois sistemas para se cadastrar, através de uma associação, que precisa estar apta e cadastrada seguindo as solicitações do Pronaf do governo Federal, ou de forma individual, que então é preciso solicitar o DAP e apresenta-lo no momento da inscrição”, pontuou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também