Parque da Ciência recebe ações do Vem pra UFMS

A partir deste sábado, 9, o Parque da Ciência, localizado na Esplanada Universitária do Estádio Morenão, vai receber uma nova ação do Programa Vem pra UFMS, com o objetivo de aproximar a comunidade e a Universidade por meio de vários projetos recreativos. As atividades vão envolver jogos, pinturas, desenhos, danças e também brincadeiras com os monumentos da Física instalados no local. A programação será realizada todos os sábados, até o dia 11 de dezembro, sempre das 8h às 11h30.

Segundo a diretora de Popularização da Ciência e coordenadora do programa, Lia Brambilla Gasques, a intenção é de que crianças e jovens, juntamente com suas famílias, participem das atividades programadas e conheçam a Universidade. No total, cinco estudantes bolsistas dos cursos de Arquitetura, Artes Visuais, Ciência da Computação, Educação Física e Física vão mediar as ações previstas. “Além das atividades lúdico-pedagógicas que os acadêmicos vão nos ajudar a desenvolver com as crianças, também teremos os monumentos do Parque da Ciência e elas vão ser orientadas a brincar aprendendo”.

A ideia da construção de um Parque da Ciência na Universidade ganhou força durante a realização da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2019, na Cidade Universitária. O espaço começou a ser elaborado com apoio do Sicredi e após visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Marcos Pontes, foram repassados novos recursos para a implementação oficial do espaço. No local estão dispostos a Cadeira de Beuchet, conjunto de Espelhos Curvos, Pêndulo de Newton, Balanço de Ressonância, Tubo de Atraso de Som, Mosaico Interativo, Alavanca de Arquimedes, Carrinho sobre Trilhos e Espelhos Parabólicos de Som. Cada monumento está acompanhado de um totem com informações e um QR Code para direcionamento ao site do Parque.

A nova ação é voltada para crianças de 6 a 12 anos, mas aberta a toda a comunidade. A coordenadora destaca ainda que as atividades serão realizadas de acordo com o Plano de Biossegurança da Universidade. “Pedimos para que as pessoas venham de máscara. Teremos álcool em gel, líquido para que as pessoas passem nas mãos durante as atividades, ainda mais porque as atividades serão rotativas”, complementa.

O programa Vem pra UFMS começou, em 2018, como projeto piloto para apresentar os cursos e espaços da Universidade para alunos da educação básica. Em 2019, 531 estudantes de campo grande e de outras cidades do estado visitaram a Cidade Universitária por meio da iniciativa. No ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, as visitas foram realizadas de forma virtual, por meio de lives no canal da Diretoria da Escola de Extensão.

Texto: Christiane Reis

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também