Um centro de processamento de dados, também conhecido como data center, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). No local estão concentrados os sistemas computacionais da instituição, de forma permanente e segura, o que permitirá a preservação de dados históricos, bem como geração de energia.
“Momento importante para Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, já que preserva parte da história, não apenas da nossa Casa, como de todo Estado”, justificou presidente Gerson Claro (PP). A sala foi construída e os equipamentos instalados seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e acesso à informação, sendo que os dados, agora, estão mais seguros, em um ambiente certificado pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da ALEMS, disse que “definitivamente entramos na era em que a segurança e tecnologia caminham juntas e não ficamos de fora”. “Era um sonho ter este espaço, que garante a todos do Parlamento a preservação de dados e um sistema todo digitalizado”, explicou o parlamentar.
Já o deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, salientou que todo o sistema é digitalizado, moderno e seguro, o que permitirá a preservação documental de tudo o que se relaciona ao Poder Legislativo. A sala é preparada para suportar 5.000ºC ou uma inundação de até 1,5 de profundidade, além de arrombamento e disparo de arma de fogo.
Saiba mais clicando aqui.
Por: Glaucia Jandre Foto: Wagner Guimarães