Outubro Rosa alerta para a importância dos exames periódicos

Sindifiscal/MS entra na campanha e reformula a marca para lembrar da importância dos exames

O Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul – Sindifiscal/MS – é mais uma das entidades a aderirem à campanha Outubro Rosa. Quem navegar pelas mídias sociais da entidade verá a logomarca com uma faixa cor de rosa. A proposta é reforçar a campanha e alertar as mulheres para que façam exames periodicamente, o que facilita o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

O presidente do Sindifiscal/MS, Francisco Carlos Assis, considera que o alerta deve estar em todos os lugares para que a prevenção se torne parte do cotidiano. “Já é sabido que, quanto antes o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. E para nós, é muito importante que também estejamos nesse movimento”, destaca.  

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O diagnóstico é feito por meio do exame clínico, realizado pelo médico, ou por exame de imagens (mamografia, ultrassom ou ressonância). Havendo a suspeita, é realizada a biópsia, que poderá confirmar o resultado positivo ou negativo. Quanto antes for diagnosticado, maiores as chances de cura. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também