Novo pet em casa? Veja o que é bom ter para receber o novo integrante da família

Com as medidas de distanciamento social muitos setores acabaram entrando em crise, mas um setor que cresceu foi o mercado de pets. Em casa por mais tempo, as famílias adquiriram muitos mais pets que o normal. De acordo com pesquisas , o Brasil encerrou 2020 com cerca de R﹩ 40,1 bilhões de faturamento, 13,5% a mais que o ano anterior. Isso faz com que o país seja o terceiro na lista de nações com os maiores mercados pets, atrás apenas de EUA e China.

Pensando nisso, a professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Mariana Belloni, traz algumas dicas para quem quer ser tutor de pet.

Segurança e proteção – “A segurança dos pets deve receber atenção especial e é um dos primeiros passos para recebê-los em casa”, afirma a médica veterinária. Ela lista itens indispensáveis como tela de proteção nas janelas, principalmente, para proteção dos gatos. “Fique de olho na manutenção também, pois as telas podem se desgastar com o tempo”, alerta a profissional.

Devem ser instalados portões que impeçam a passagem dos pets para locais como escadas, cozinha, banheiros, área de churrasqueira ou qualquer ambiente que possa oferecer risco. “Observe perigo de incêndio, presença de objetos cortantes ou água em abundância”, orienta. Na escada, podem ser adaptados carpetes, que sirvam como antiderrapantes e amortecedores. Ainda com relação ao piso, a professora recomenda os de cerâmica e porcelanato, pois derrapam menos, minimizam ruídos e facilitam a limpeza. O piso vinílico também oferece praticidade na higienização, mantém as patas protegidas e é atérmico.

Outros aspectos da residência que também merecem cuidado: a fiação elétrica deve estar sempre escondida ou em ponto que dificulte o acesso, para evitar ocorrência de enforcamento ou descarga elétrica. “Portas e janelas de vidros transparentes devem ter adesivos antichoques ou anti trombadas, além da instalação de gavetas com travas e quinas de móveis protegidas”, avisa Mariana.

Alimentação – “Um pet saudável deve ser alimentado na forma e quantidade corretas. Por isso, é importante que se tenha um profissional de confiança que dê orientação especializada”, diz a professora.

Algo que não é comida, mas os pets também amam comer, são as plantas. “Algumas delas podem ser nocivas, então, é importante pesquisar e se manter informado sobre quais ter em casa. Prefira aquelas que eles podem ingerir sem perigo como rosas, temperos e flor de maio, por exemplo”.

Os recipientes onde são realizadas as refeições devem ser individuais: um para água e outro para a alimentação. O local da alimentação deve ser arejado e com espaço. “Se for filhote ainda, os comedouros devem ser trocados na medida em que vão crescendo”, aconselha a especialista.

Transporte – No mercado pet há boas opções para o transporte, como caixas e cintos de segurança. “São formas seguras de fazer passeios no carro e não infringe o Código de Trânsito Brasileiro. Peça orientação do médico veterinário e ele te indicará a forma mais segura e confortável de transportar seu pet”, diz Mariana. “No caso de viagens longas, é muito importante conversar com o especialista, para recomendação das melhores práticas”, complementa.

Saúde – “A vacina é indispensável e não deve ser desconsiderada. Fique atento também aos vermes e parasitas. Exames de fezes e outros de rotina devem ser realizados periodicamente”, aconselha a especialista, que alerta ainda sobre a prescrição de medicamentos. “Sempre converse com o médico veterinário antes de medicar seu pet. Evite fornecer qualquer remédio por conta própria”.

A saúde do pet pode ser seriamente prejudicada por parasitas externos, podendo causar queda de pelos, vermelhidão, alergias e feridas. “Carrapatos causam doenças como erliquiose e a babesiose. O animal pode ir a óbito se não tratado. Então, o controle de parasitas deve ser permanente”, esclarece.

Produtos cosméticos, como shampoo e condicionadores, tecidos de caminhas, materiais da casinha, brinquedos e coleiras devem ser observados com cuidado, para verificar se não causam alergia no pet. “Com essas dicas, seu pet estará bem cuidado e seguro. Mantenha a carteira de vacinação em dia e acessível. Escolha um médico veterinário de confiança e mantenha o contato dele sempre em mãos. De resto, é só mimar muito pet, dar carinho e atenção”, conclui a médica veterinária.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com  e blog.anhanguera.com .

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br .

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também