Movimento Abril Verde promove valorização da saúde do trabalhador brasileiro

Campo Grande ocupa a 17ª colocação no ranking de municípios com mais acidentes de trabalho
Divulgação

A data de 28 de abril é marcada pela celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, razão pela qual o mês foi escolhido como período de conscientização sobre a prevenção a acidentes de trabalho e promoção da saúde do trabalhador. O dia foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para lembrar o grave episódio em 1969, nos Estados Unidos, que vitimou 78 funcionários em uma mina.

Nos termos da lei, um acidente de trabalho é caracterizado pela ocorrência de lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. O acidente deve ter ocorrido em tempo ou local do exercício da atividade trabalhista. “O Abril Verde é uma campanha que dá visibilidade à importância da segurança no ambiente de trabalho. Todo e qualquer local em que haja funcionários desempenhando suas funções deve assegurar sua integridade física e mental”, defende o coordenador do curso de Engenharia Civil da Uniderp, Antonio Carlos Sibellino de Barros.

O último levantamento divulgado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho indica que em Campo Grande-MS, na série histórica de 2002 a 2018, foram registrados 4,5 mil acidentes de trabalho colocando a capital na 17ª colocação no ranking de municípios. “É, sem dúvidas, um índice muito alto, o que demostra claramente a importância da campanha. Há que se reforçar ainda a necessidade da supervisão e orientação de um profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho nesses locais”, orienta o professor.

Dentre os acidentes mais registrados são listadas as quedas, os ocasionados por ferramentas, lesões por esforço repetitivo (LER) e choques elétricos. Para cada tipo, há uma orientação preventiva específica, além do uso de equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs. “Somente uma pessoa capacitada com cursos específicos e preparação pode supervisionar, orientar e executar técnicas e procedimentos em segurança e medicina do trabalho”, esclarece Antonio Carlos. Graduados em quaisquer habilitações da Engenharia podem cursar a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e solicitar o registro no conselho profissional, passando a ter autorização para atuar na área.

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e http://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br

Fonte: Michelle Araújo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também