Miomas podem se tornar gigantes sem tratamento. Conheça os sintomas

Médico alerta sobre tendência de aumento de miomas uterinos que não recebem tratamento adequado. Saiba os sintomas da condição

Os miomas uterinos são muito comuns. Dados da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) mostram que cerca de 50% das mulheres em idade fértil terão miomas em alguma fase da vida.

Mas, muitas vezes, os miomas sequer são notados por um bom tempo, o que faz com que eles cresçam e cheguem a tamanhos impressionantes. Assim, podem pesar vários quilos e prejudicar bastante a qualidade de vida da mulher.

Quando se tem informação sobre sintomas, causas e cuidados relacionados, a mulher consegue identificar os primeiros sinais da presença de um mioma, o que aumenta bastante as chances de recuperação e facilita todo o tratamento, explica o especialista em ginecologia e obstetrícia Alexandre Silva e Silva.

No entanto, sem esse conhecimento, a situação só costuma ser identificada quando chega a um extremo. Além disso, não é somente a falta de informação o principal causador desse problema.

Alexandre alerta ainda que, na maioria dos casos, quando a mulher tem o diagnóstico, ela recebe a orientação do ginecologista de somente acompanhar o mioma – ou porque é muito pequeno, ou porque ainda não causa sintomas. Segundo o especialista, isso pode ser um grande erro.


Portanto, no momento do diagnóstico, o ginecologista aconselha procurar um especialista. Ao acompanhar a condição apenas com exames anuais, o mioma pode se desenvolver ao ponto do tratamento exigir uma histerectomia (retirada do útero). Devido à complexidade e ao teor da cirurgia, muitas mulheres “fogem” dessa conduta, aponta o médico. A consequência é um mioma ainda maior.

Os miomas podem crescer indefinidamente quando não são adequadamente identificados e não possuem os cuidados necessários, podendo gerar situações muito graves.

Como identificar um mioma de forma precoce?
De acordo com Silva e Silva, para identificar miomas precocemente é importante realizar seus exames de rotina e estar atenta aos primeiros sintomas.

“Existem sintomas muito característicos que podem ajudar a identificar miomas de forma precoce”, diz o médico. Ele salienta, principalmente:

Aumento do fluxo menstrual;
Aumento do volume abdominal;
Cólicas e dores abdominais constantes.
Confira a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também