Marcio Fernandes auxilia prefeitos em como habilitar castramóvel do Cidecol

Engajado em diminuir o abandono de animais em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual e médico veterinário, Marcio Fernandes (MDB), se reuniu virtualmente na manhã desta terça-feira (27) com prefeitos e representantes dos municípios que compõem o Consórcio Municipal para o Desenvolvimento da Costa Leste (Cidecol) para orientar sobre as exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMS-MS) para habilitação da Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel).

Durante a vídeoconferência, o deputado elogiou o prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan (Podemos), pela iniciativa de abrir mão de uma Unidade para a cidade e destinar para o consórcio que atende oito municípios. “Aparecida já havia pedido a emenda para Castramóvel, mas o prefeito José Natan entendeu que o melhor era destinar ao Cidecol e ter uma abrangência maior. O Castramóvel do consórcio vai atender os municípios e terá um custo menor do que uma unidade própria”, destacou Marcio Fernandes.

Comprometido em enviar Castramóvel para a maior parte de Mato Grosso do Sul, Marcio Fernandes está destinando emenda parlamentar para quarto consórcios Cidecol, Consórcio Intermunicipal Para o Desenvolvimento Integrado das Bacias do Rios Miranda e Apa (Cidema), Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa) e Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul de MS (Conisul).

“A castração evita o aumento de animal na rua. O melhor a se fazer é castrar os animais das famílias que não têm condições de pagar uma cirurgia de castração particular para evitar o abandono de novos filhotes. Com o tempo vai diminuir o número de cães e gatos nas ruas, e com isso a transmissão de zoonose”, ressaltou o deputado lembrando que as zoonoses são doenças que passam de animais para humanos.

Como deputado, Marcio Fernandes tem destinado emendas para municípios e consórcios intermunicipais e também investido no Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale). A agenda do mutirão da castração que começou pela Capital, no domingo (25), será realizada em Jardim (30/04), Anaurilândia (7/5), Nova Andradina (14/05), Costa Rica (21/05) e Sonora (28/05).

Estiveram na reunião online os prefeitos de Aparecida do Taboado, José Natan; Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos; a médica-veterinária de Cassilândia, Luciney Corrêa, representando o município; Alessandra Vasque, representando Água Clara; Mauro Gilberto Bremm, secretário-executivo do Cidecol e Cícera Pereira Farias representando Ribas do Rio Pardo.

Além das cidades citadas, fazem parte do Cidecol os seguintes municípios: Inocência, Paranaíba e Chapadão do Sul.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também