Ele oferece, além da economia, vantagens como o benefício fiscal e liberação de capital, que podem ser bastante vantajosos para as empresas.
Conseguir manter as contas em dia e o saldo positivo, especialmente nos primeiros anos de atividade, é um desafio para a maioria das empresas do país. As estratégias para alcançar os resultados variam de acordo com cada negócio e segmento de atuação. Mas, de modo geral, há iniciativas que podem beneficiar todos os tipos de empresas. Um exemplo disso é o Outsurcing de TI, ou aluguel de equipamento de informática.
Seja grande ou pequena, as empresas têm como um de seus maiores gastos a compra e manutenção dos equipamentos de informática. E é aí que entra o outsourcing de TI. Ele oferece, além da economia, outras vantagens, como o benefício fiscal e liberação de capital, que podem ser bastante vantajosos para as empresas.
“O outsourcing de TI vem se apresentando como a melhor opção custo-benefício para otimizar a gestão de tecnologia e dos negócios. Além de evitar gastos com manutenção e obsolescência dos equipamentos, há ainda todo o custo em hardwares, softwares e devices para acompanhar o progresso tecnológico”, explica Patrick Lima, CEO da CSI Tech, empresa especializada em soluções de Outsourcing.
Fazendo as contas, uma empresa de pequeno porte, que conta com cerca de 20 pessoas em seu corpo de colaboradores, investiria aproximadamente R$ 4.400,00 reais por mês ao contratar o serviço de outsourcing, com equipamentos de última geração, todos os custos de manutenção inclusos e substituição imediata em caso de defeitos ou quebra de aparelhos.
Entre as outras vantagens, há ainda a diminuição no custo fixo interno e externo com consultoria e suporte de hardware/software; eliminação dos gastos com assistência técnica, seja mão de obra ou peças; além da diminuição do custo administrativo de aquisição, recebimento, controle e auditoria do ativo imobilizado, bem como com os recursos humanos envolvidos.
Além disso, a empresa pode ter um abatimento como despesa no Imposto de Renda, já que a locação de equipamento de TI é contabilizada como OPEX (despesa operacional), pois aumenta a flexibilidade dos custos, reduz as necessidades de financiamento e gera, ainda, uma economia de 29% sobre valor de compra nos impostos sobre o lucro (IRPJ, Adicional de IR e Contribuição Social sobre o Lucro).
Vale ressaltar que a CSI Tech trabalha com parcelamento em até 60 meses, além de contar com o que há de mais moderno em computadores, notebooks, nobreaks e tablets.
Sobre a CSI
A CSI atua no mercado nacional desde 1999, nas áreas de locação de energia, equipamentos de audiovisual e tecnologia da informação. É considerada a maior e mais inovadora empresa do segmento nas regiões Norte e Nordeste, com atuação também no Sudeste, sendo reconhecida nacional e internacionalmente.
Em 2019, recebeu a certificação ISO 56.002 pelas melhores práticas de gestão da inovação, chancela internacional inédita no mundo para uma empresa de serviços. Nacionalmente, a empresa conquistou o Selo Verde, do Instituto Internacional Chico Mendes, por adotar as melhores práticas de sustentabilidade; e o Selo Ouro de Qualidade em Serviços, emitido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Ceará).
Em 2022, a CSI Participações conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), que reconhece organizações com as melhores práticas em gestão de pessoas ao redor do mundo.–
—
Gabriela Santiago
Assessoria de Imprensa