INSS: Meu processo está parado, o que devo fazer?

Quando uma pessoa decide abrir um processo contra o INSS, sem a ajuda de um advogado, na maioria das vezes o segurado passa por esta situação do processo continuar parado e nada se resolve.

Processo parado no INSS
O INSS sempre irá atualizar os dados do seu requerimento que está em aberto, se o segurado abriu o requerimento e não está acompanhando o andamento do mesmo, o cidadão poderá ser prejudicado e perder o processo, pois, se não houver um acompanhamento adequado o INSS entende como desistência.

Central de atendimento
Caso o segurado não tenha acesso ao portal, ele poderá ligar no telefone 135 e por lá falar direto com um profissional da agência.

Por qual motivo meu processo está parado?
Geralmente isto ocorre porque pode acontecer a falta de alguma documentação, ou até mesmo a ausência de alguma informação.

Com isto é necessário levar as documentações até a agência do INSS para ser atualizado, o segurado terá o prazo de 30 dias após o retorno do INSS para resolver a pendência.

No portal do MEU INSS tem uma modalidade chamada “Cumprimento de exigência” esta opção irá te ajudar a solucionar a sua situação.

Para você entender mais sobre o que é “Cumprimento de exigência”, clique aqui e acesse nossa matéria para ficar por dentro do assunto.

Requerimento parado por mais de 30 dias
Caso o período estipulado tenha sido ignorado, o segurado não poderá dar continuidade com aquele mesmo requerimento, nesta situação o mesmo terá que abrir um novo requerimento

Conclusão
É primordial que o segurado esteja atento a todos os requisitos para que seu benefício seja concedido, pois, caso contrário o segurado não terá seu benefício concedido e seu processo não andará, permanecendo tudo na mesma.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Fonte: Jornal Contábil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também