IHP lança plano para nortear ações de prevenção e combate a incêndios na Serra do Amolar-Pantanal

Documento foi elaborado com a ajuda de diversos parceiros e já norteia ações deste ano

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) lançou nesta última terça-feira (05), o Plano Operativo de Prevenção e Combate a incêndios florestais na Serra do Amolar. O plano, feito com base no Roteiro Metodológico do PrevFogo/Ibama, tem como objetivo nortear as ações de combate aos incêndios, mas também como preveni-los. A intenção é que, anualmente, o documento seja atualizado.

Fruto de diversas parcerias e contribuições, o plano foi lançado nesta semana, mas já está sendo usado na região da Serra do Amolar. “É um plano inacabado. Ele tem que ser aperfeiçoado todos os dias, com a humildade de recebermos as informações e a sabedoria de sabermos usá-las”, afirmou o presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo, no lançamento do plano.

O plano foi elaborado levando em consideração a peculiaridade da região, que ainda tem a logística como principal desafio, tanto para a população quanto para quem atua na prevenção e combate a incêndios florestais.

Caracterização da área, histórico de ocorrência de incêndios, infraestrutura da Rede Amolar, complementaridade de sistemas de alertas associados a medidas de prevenção e combate de incêndios, áreas prioritárias para prevenção e combate, atividades de prevenção e combate ao incêndio são os itens que compõem o plano operativo.

De acordo com a secretária-executiva do IHP, Letícia Larcher, durante as discussões para elaboração do documento foi entendido que a prevenção era o mais importante para a região do Amolar. “As condições climáticas e outros indicativos nos mostravam que teríamos novas temporadas de fogo. Sem dúvida alguma, a criação da Brigada Alto Pantanal colaborou para que tivéssemos um período de planejamento de ações. Até 2020, investíamos mais no combate do que na prevenção. Por isso, em janeiro, já começamos com a prevenção”, explicou.

Coordenador do PrevFogo/Ibama em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule lembrou que as informações são primordiais para a definição de estratégias. “Detectar a causa de um incêndio possibilita resolvê-lo. Levantar a causa, ter perícia nas áreas, identificar áreas de risco e áreas prioritárias na proteção também é necessário. A Serra do Amolar, que é extremamente preservada, é prioritária nas ações de combate a incêndios florestais. Esse documento vai propiciar que a gente minimize o risco de incêndios florestais”, garantiu.

Para 2022, a intenção é aprimorar o plano. “Precisamos aprimorá-lo de diversas formas e isso só é possível se estabelecermos parcerias. Um quesito que ficou de fora e precisa entrar no plano operativo é o resgate de fauna”, adianta a secretária-executiva do IHP.

O plano foi elaborado pelo IHP, UFMS, Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, Rede Pantanal – PPBio, PELD, Cemaden, PrevFogo/Ibama, LASA/UFRJ e Brigada Alto Pantanal. Entre os colaboradores, estão ICMBio/MMA, Documenta Pantanal, Reserva da Biosfera do Pantanal, Observatório Pantanal, SOS Pantanal, Instituto Taquari Vivo, Finep, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Wetlands Internacional, UFMG, INPP, Instituto Arara Azul, Gretap MS e Embrapa Pantanal.

Serviço: Evento de lançamento do Plano foi realizado online e está disponível no facebook da organização: www.facebook.com/ihppantanal/videos/557860228847438 . Já o documento completo em https://bityli.com/1MlBm9

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também