Alunos da Escola Sesi de Aparecida do Taboado conquistaram medalhas de ouro na 17ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), disputada em agosto. A competição coloca frente a frente estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país para lançar foguetes produzido com garrafas PET e movidos a água pressurizada ou mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.
As equipes da Escola Sesi representaram o ensino médio e o 9º ano do ensino fundamental, e foram formadas pelos estudantes Felipe Negrão, Sara Mendes, Vinícius Martins, Pedro Miura e Gustavo Salles, sob orientação dos professores Mohab Pedroso e Helena Araújo. Para conquistar o ouro, os alunos fizeram lançamentos que atingiram 230 e 250 metros de distância.
O espírito de cooperação e a vivência prática dos conceitos teóricos vistos em sala de aula são competências adquiridas pelos alunos que participam do lançamento de foguetes, como explica Mohab Pedroso.
“Os estudantes precisam trabalhar em equipe para desenvolver todas as etapas até a semana do lançamento. Entre esquematizar o designer do foguete, pensar no contrapeso e decidir a quantidade de propelente que será usado, os alunos buscam conhecimento além das apostilas exercendo o protagonismo estudantil. Mesmo sendo concorrentes, é notável a proatividade entre as equipes, principalmente quando o foguete sofre algum dano no lançamento, todos se propõem em ajudar. A prática reforça a teoria e deixa o ensino aprendizado um processo encantador de viver”, conta o professor.
Com o resultado alcançado, as equipes da Escola Sesi de Aparecida do Taboado foram convidadas a participar das Jornadas de Foguetes na cidade de Barra do Piraí (RJ), onde haverá exposições e cursos sobre astronáutica e astronomia. A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).