Executivo e Legislativo se reúnem com pais e Associação de crianças autistas

Fazendo parte de uma série de atividades relacionadas ao mês do Autista proposta pelo legislativo, foi realizada no sábado (24), uma reunião com os pais das crianças autistas de Coxim e com representantes da AFAAC – Associação das Famílias e Amigos dos Autistas de Coxim afim de ouvir as demandas e planejar ações de apoio as crianças com autismo.

A reunião teve o objetivo de ouvir os pais e mães de crianças com autismo, como parte de conhecimento pelo poder público de suas necessidades e particularidades, para então, projetar ações e ideias que possam dar apoio as famílias.  Adotando meios que possa ajudá-los, a prefeitura inaugura nos próximos dias a Casa Reabilitar, um espaço que atenderá além de outras especialidades, crianças autistas com fonoaudiologia, fisioterapia ocupacional, neuropsicopedagogia, fisioterapia e demais profissionais, um lugar que possa dar um amparo as mães e as crianças.

O prefeito Edilson Magro deixou claro que não serão medidos esforços para fazer um bom atendimento às crianças: “é preciso encarar de frente, a prefeitura se coloca à disposição em tudo o que for necessário para que eles possam ter um tratamento de excelência, vamos nos esforçar em fazer o melhor”. Disse o prefeito.

A Secretária de Saúde Lasalette Bell, disse conhecer as necessidades os trabalhos já feito até agora e sabe que muito precisa ser feito, acredita que com a inauguração da Casa Reabilitar, as crianças terão um atendimento melhor. “Coxim carece de profissionais na área para poder dar um tratamento melhor não só as crianças com autismo como também as crianças com outras especificidades, mas estamos atentos em fazendo o possível para resolver os problemas, os passos estão sendo dados, e creio que aos poucos, sem desistir de nossos objetivos, vamos ter o atendimento de excelência que o prefeito comentou e poder ampliar nossos atendimentos”. Concluiu Lasalette.

Para o presidente da Câmara William Meira, este é o início de uma caminhada, para grandes conquistas em favor da criança autista: “tanto o legislativo, quanto o executivo não medirão esforços, estarão unidos para ir em busca de recursos que melhorem o atendimento e os cuidados com as crianças. Vamos realizar uma live com profissionais da saúde e autoridades e uma Audiência Pública de conscientização”. Disse Meira.

A live citada pelo vereador, acontecerá nesta terça-feira dia 27 às 19:00h e abordará o transtorno autista com presença de profissionais da saúde e autoridades e poderá ser assistida nas páginas do Facebook da Prefeitura de Coxim e na da Câmara Municipal. E a Audiência Pública “Conscientização do Autismo” com a presença de entidades voltadas ao assunto será na sexta-feira dia 30 a partir das 18:00h com transmissão nas mesmas páginas do Facebook.

Hoje, 42 crianças são acompanhadas pela AFAAC e a associação tem buscado junto ao poder público auxílio as crianças autistas, além de se ajudarem e se fortalecerem nos grupos de aplicativos de mensagens, através da troca de experiências e no apoio incondicional entre eles.

Também participaram da reunião o presidente da câmara o vereador o primeiro secretário Ademir Peteca e a vereadora Marly Nogueira.

Fonte: AssCom/Augusto Marques

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também