Estratégias de sucesso: Como as redes se tornam líderes em seus segmentos

As dicas são do Cristiano Corrêa, vice-presidente da vertical de Gestão da 300 Ecossistema de Alto Impacto

Em um mercado cada vez mais competitivo, alcançar a liderança não é uma tarefa fácil. As redes de franquias que chegam a esse patamar empregam uma combinação de táticas inovadoras, excelência operacional e foco no cliente. Para Cristiano Corrêa, vice-presidente da vertical de Gestão da 300 Ecossistema de Alto Impacto, nesse cenário altamente dinâmico, a estratégia de crescimento exponencial tem se tornado fundamental para empreendedores que buscam se estabelecer rapidamente. “Dentro do empreendedorismo, o franchising foi quem trouxe o conceito para a expansão de negócios, o termo aceleradora conhecido antes apenas dentro do ecossistema de startups, passou a ganhar notoriedade devido ao seu poder de impulsionar através de conhecimento, orientação e oportunidades estratégicas”, explica.

Ele conta que a aceleração consiste em uma metodologia de alta performance de expandir negócios com grande potencial de escala. “Esse método não se trata apenas de número de unidades, mas de um ecossistema que envolve melhorias que vão desde os processos administrativos, mentorias, treinamentos e uma rede de relacionamento profissional envolvida com o setor”, enfatiza.

Para entender como funciona o passo a passo de crescimento exponencial, o vice-presidente listou quatro pontos primordiais para o processo de reconhecimento de mercado, são eles:

Avaliação – O ponto de partida é a avaliação minuciosa da marca. Esse processo envolve analisar sua inovação, modelo de negócio, potencial de escalabilidade, capacidade financeira para sustentar toda a cadeia e o perfil do empreendedor. Essa análise proporciona uma visão clara do posicionamento da marca e de suas oportunidades de crescimento.

Preparação – Comprovado o potencial do conceito do negócio, a fase de preparação entra em cena. Nesta etapa, o foco é moldar o negócio para um crescimento exponencial, ajustando processos, cadeia de suprimentos, procedimentos operacionais, treinamentos, aspectos jurídicos e financeiros. O objetivo é garantir que tudo esteja pronto para replicar o modelo em larga escala, preparando também o empreendedor para os desafios dessa expansão.

Validação – Após a preparação, é essencial validar o modelo de negócio. A expansão começa de forma escalonada, testando o plano em pequenos territórios ou mercados. Esse processo de validação assegura que a estrutura está sólida e pronta para uma expansão maior, identificando e corrigindo possíveis ajustes antes do grande salto.

Aceleração – Com cerca de 15 a 20 unidades operando com sucesso, inicia-se a fase de aceleração. Nesse estágio, o crescimento exponencial é impulsionado pela venda de franquias, expandindo rapidamente a presença da marca no mercado. A aceleração garante que o modelo de negócio comprovado se espalhe eficientemente, aproveitando o sucesso inicial para um crescimento sustentável e robusto.

Vale ressaltar, a importância da velocidade de expansão acompanhada com uma gestão ágil, eficiente e principalmente participativa, garante uma implantação e inauguração padronizada. Um outro ponto fundamental, é otimizar operações e fortalecer a marca, de modo que ela alcance o destaque dentro da sua área de atuação. O ideal é que esse processo seja feito através de uma mentoria, para que se possa separar  quais são os principais pontos em relação ao crescimento, destacando as características fortes e as fracas. E assim, traçar um planejamento estratégico mais assertivo. “É a mentoria que  vai mitigar os riscos e acima de tudo potencializar os pontos fortes no processo de crescimento”, finaliza. 

Sobre a 300 Ecossistema de Alto Impacto
A companhia que atua com o objetivo alavancar negócios de forma inteligente, tornando as redes líderes de mercado em seu segmento, é composta por cinco verticais: Scale-Up, Consultoria, Educação, Aceleradora e Gestão. O Ecossistema 300, possui mais de 90 marcas debaixo de seu guarda-chuva, e mais de dez mil franquias vendidas e já gerou mais de 35 mil empregos gerados. 

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