Especialista dá dicas para preservar a saúde vocal

Dia Mundial da Voz é celebrado nesta sexta-feira

Campo Grande, MS – abril de 2021 – No Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, a campanha nacional de prevenção ao câncer de laringe lança o seguinte questionamento “O que a sua voz tem a dizer sobre a sua saúde?” Em tempos de pandemia, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da busca por atendimento médico quando houver rouquidão, um dos principais sintomas que auxiliam no diagnóstico precoce da doença.

A iniciativa é da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, que faz um alerta: durante a pandemia, houve redução na procura por assistência médica. “Parte dessa queda se deu em razão da suspensão de diversos atendimentos além do medo da população de visitarem as unidades de saúde. Isso prejudica o diagnóstico, que quando feito precocemente aumenta a chance de cura e de preservação da voz”, explica o coordenador e professor do curso de Medicina da Uniderp, médico otorrinolaringologista Alexandre Cury.

Segundo estimativa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer prevê que, em 2021, ocorram 7.650 novos casos de câncer que afetam o órgão do sistema respiratório. A orientação da campanha de promoção à saúde da voz é a de que caso seja constatada dor de garganta persistente, rouquidão, pigarro, falhas e cansaço na voz por mais de 15 dias, com dor, tosses e dificuldade para engolir ou respirar, um médico deve ser consultado.

O professor dá algumas dicas para cuidar da saúde da voz e da laringe. Confira:

– Não fume

– Não ingira bebidas alcóolicas;

– Evite alimentos gordurosos e condimentados, além dos refrigerantes e bebidas ricas em cafeína;

– Bebe água, conforme recomendação de acordo com o peso corporal;

– Evite gritar e sussurrar.

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e http://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também