Em Selvíria, Sindifiscal-MS apresentará ‘Observatório Econômico’ para o Cidecol

A convite do prefeito de Selvíria José Fernando Barbosa dos Santos (presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste – Cidecol), o presidente do Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de MS (Sindifiscal-MS), Francisco Carlos de Assis (Chiquinho) e o diretor de Relações Institucionais e Políticas da entidade, Clauber Aguiar, deverão participar no dia 22, em Selvíria (MS), de uma reunião do Cidecol. O objetivo é apresentar o Observatório Econômico e como o projeto pode colaborar para desenvolver o planejamento econômico da região, gerenciando recursos e elaborando propostas.

Conforme o diretor, o Observatório Econômico, a partir de dados de arrecadação, consegue mapear a economia da localidade bem como suas relações de interdependência com o cenário nacional. “A proposta é prestar a mesma assessoria que é dada às prefeituras, uma vez que os Consórcios têm as mesmas obrigações e objetivos que o Poder Municipal”, explicou Clauber.

Os consórcios intermunicipais, obrigatoriamente, fazem processos licitatórios para aquisição de produtos e serviços. Mas por conta da demanda conseguem barganhar com essa compra. “Como a demanda por produtos e serviços deixa de ser específica de um município e passa a ser de vários, com o volume é possível reduzir o custo individual. É vantagem para as prefeituras e para o cidadão que tem seu imposto melhor aproveitado”, explicou o presidente do Sindifiscal.

O Cidecol reúne oito municípios da Costa Leste de MS: Água Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo e Selvíria. “O consórcio intermunicipal é hoje o futuro da gestão pública no País”, resumiu o diretor.

O Observatório Econômico que produz pesquisas e elabora estudos técnicos com o objetivo de suprir a Diretoria Executiva do Sindifiscal-MS com informações e propostas que possibilitem sua atuação no cenário governamental, foi adaptado às prefeituras em 2020 e colocou os fiscais tributários em evidência. “Com isso, os prefeitos passaram a ter um olhar diferenciado para o fiscal tributário. Ele não é um mero cobrador, é um profissional que consegue analisar dados e suprir uma lacuna nas prefeituras”, explicou Chiquinho.

Observatório Econômico

O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao SINDIFISCAL/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.

Informações: Imprensa Sindifiscal-MS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também