Educação e impactos sociais serão debatidos no Seminário Estadual de Trânsito

O Seminário Estadual de Trânsito, como parte das ações da Semana Nacional do Trânsito de 2023, será realizado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) na segunda-feira (18), na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O evento contará com palestras sobre educação de trânsito e uma mesa redonda que discutirá os impactos econômicos e sociais das escolhas no trânsito.

“Neste seminário optamos por realizar uma ação voltada para educadores, por acreditarmos que educar para o trânsito não se resume a educar o aprendente para ser o motorista do futuro, mas educá-lo para o papel que exerce hoje no trânsito, partindo de suas perspectivas e de como interpreta o mundo ao seu redor”, explicou a chefe da Divisão de Educação do Detran-MS e coordenadora do evento, Glaucimara Hova.

O evento começa às 18h, com credenciamento dos participantes em seguida será realizada a abertura. A primeira palestra será com a professora Ordália Alves de Almeida, com o tema “A criança, o adolescente, a cidade e o trânsito”.

Durante o intervalo, haverá o lançamento da 3ª edição do livro “Ir e Vir – Acessibilidade: compromisso de cada um”, do engenheiro civil Jary de Carvalho e Castro.

Em seguida, haverá a mesa redonda “Como as escolhas no trânsito impactam na sociedade”, com a participação do engenheiro civil Jary de Carvalho e Castro, do médico ortopedista e professor da UEMS, Felipe Roth e a diretora da Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo. O debate será mediado pelo professor doutor Djanires Lageano Neto, gerente da UEMS de Campo Grande.

O seminário é voltado para educadores, instrutores de trânsito e sociedade civil em geral, e terá certificação aos participantes. A inscrição pode ser feita aqui.

Audiência pública

Também na segunda-feira (18) será realizada uma Audiência Pública, promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com o Detran-MS, com o tema “Como as escolhas no trânsito impactam na sociedade”. O evento será a partir das 13h30 no Plenário Júlio Maia.

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Foto: Álvaro Rezende

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também