Dia da Oportunidade: Abertura e lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ribas do Rio Pardo aconteceu hoje

Foi iniciado hoje (29) o “Dia da Oportunidade”, iniciativa do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, e do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) via PROPEQ Dinamiza. A abertura contou com a presença do Prefeito Municipal João Alfredo, Secretários Municipais, representantes do Legislativo e da Associação Comercial e do Titular da Semagro, Jaime Verruck. 

O evento iniciou com o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ribas do Rio Pardo. Elaborado de forma colaborativa, por meio do Cidade Empreendedora, o documento é composto por 31 ações de melhorias que irão impulsionar o crescimento da cidade.  Além disso, também foi apresentado à população o Mapa de Oportunidades construído para o município que identificou a demanda das grandes empresas e a capacidade de atendimento dos pequenos negócios com a proposta de conectar os empreendedores e promover o desenvolvimento a partir da criação de uma cadeia produtiva.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucien Rezende, o plano elaborado faz um marco na história de Ribas. “As ações vêm ao encontro do que a cidade está precisando, a partir disso aí começamos a trabalhar de forma mais organizada”. 

Para o prefeito, João Alfredo, as duas ferramentas são entregas importantes para o desenvolvimento da cidade. Ele ainda ressaltou como a chegada da Suzano – maior indústria de celulose do mundo que constrói uma planta no município – irá contribuir com o processo de crescimento. “Ribas se transforma a partir de hoje, a partir da chegada da Suzano as oportunidades estão aí e os empresários precisam aproveitá-las. Hoje é um dia emblemático para a nossa cidade, sobretudo para o micro e pequeno empreendedor, pois ele pode conhecer o nosso Plano de Desenvolvimento Econômico e o Mapa de Oportunidades que elenca quais demandas estão em alta. Os empresários vão saber o que tem pela frente e podem se organizar para aproveitar as oportunidades que estão por vir”, destacou o gestor público.

Desde de março, mês em que o Programa Cidade Empreendedora foi contratado pela Prefeitura, os comerciantes vêm recebendo orientações, cursos e palestras de como aproveitar as oportunidades que estão surgindo com a transformação do Município. 

O presidente da Associação Comercial, Rodrigo Stefanello Vieira, afirma que é importante que os empresários saibam aproveitar as oportunidades. “É uma oportunidade de conhecer novos clientes e fazer novas parcerias. É um momento incrível para Ribas, espero que todos os empresários saibam aproveitar essa oportunidade. Ribas do é a bola da vez”, conclui. 

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Semagro, Jaime Verruck, o Dia da Oportunidade vem para dar apoio aos pequenos negócios e é uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado via PROPEQ Dinamiza. “Há alguns anos, lançamos o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios e agora temos o PROPEQ Dinamiza, que é uma ferramenta, em parceria com o Sebrae, que vem para dar apoio àqueles municípios que têm alto potencial de desenvolvimento para a melhoria do ambiente de negócios, como é o caso de Ribas do Rio Pardo. Esse evento de hoje é voltado para fortalecer os pequenos empreendedores do município, temos qualificação, oportunidade de negócios e rodada de crédito. A ideia é promover o desenvolvimento galgado na micro e pequena empresa, ela é importante e gera o maior número de empregos, tanto no Estado quanto no Brasil”, expôs Verruck.

Ainda na abertura, o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço. Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. 

Também participaram da abertura do evento os conselheiros do CDE do Sebrae/MS Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro; e Marcel Figueiredo, superintendente de varejo do Banco do Brasil. Além de Mário Cleiro de Souza, diretor industrial da Vetorial Siderurgia; Marisa Coutinho, gerente de relações institucionais da Suzano.

Confira a Galeria de imagens clicando aqui.

image slot

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também