Deputado Lucas de Lima solicita distribuição gratuita do Colar de Girassol à pessoas com deficiência oculta

Durante sessão plenária o deputado Lucas de Lima (PDT), indicou à mesa diretora e ao Governo do Estado de MS juntamente com a Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEAD), para que seja feito um estudo para o fornecimento do Colar de Girassol de faixa estreito de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, de forma gratuita, para a pessoa com deficiência oculta, aquela cuja deficiência não é identificada de maneira imediata, por não ser fisicamente evidente.

O Cordão de Girassol tem como objetivo identificar pessoas com deficiências ocultas, como autismo, fibromialgia, doença de Chron, esclerose múltipla, auditiva ou de fala, entre outras.

A Lei Federal 5.486/2020, o uso do símbolo será opcional, e o exercício dos direitos da pessoa com deficiência não estará condicionado ao acessório. Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado.

A Lei Estadual 172/2022 Institui o uso do Colar de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiências ocultas.

O Cordão de Girassol também busca oferecer mais assistência e segurança a essa parcela da população. No Brasil, o Governo do Amapá é um dos estados pioneiros a adotar a iniciativa.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também