Corrida do Pantanal abre 600 vagas para voluntários de universidades

Acadêmicos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia podem se inscrever até 18 de setembro para serem voluntários da Corrida do Pantanal. É necessário ter mais de 16 anos e o trabalho será reconhecido com certificado de atividade extracurricular com até 50 horas de carga horária. Equipes da organização estão percorrendo universidades para conversar com as coordenações dos cursos e convidar os estudantes.

Para o trabalho dos voluntários, a corrida foi dividida em dois momentos. Na entrega de kits, que será nos dias 5, 6 e 7 de outubro, todos os acadêmicos poderão participar. É importante consultar a coordenação do curso para saber se essa atividade será aceita na grade curricular. Cada dia vai contar 10 horas de trabalho.

Já no dia da prova, 8 de outubro, cada área desempenhará uma função e o certificado será de 20 horas. Universitários de Educação Física e Nutrição devem atuar na entrega de frutas, água, isotônicos e medalhas, além de fazerem o fechamento do percurso, após a prova, sempre monitorados por membro da organização. Os alunos de Fisioterapia vão auxiliar no atendimento aos atletas de elite e os de enfermagem vão oferecer apoio nos postos médicos espalhados pelos percursos.

A responsável técnica da Corrida do Pantanal, Tatiane Rodrigues da Silva, esclareceu que para as turmas de Enfermagem, é preciso ter certa experiência. “Na área de Enfermagem, vamos aceitar apenas acadêmicos a partir do quinto semestre. Os alunos ficarão nos postos de atendimento, com a supervisão de médicos e enfermeiros. Também vamos oferecer um curso de primeiros socorros para esses estudantes”, explicou.

No final de setembro, será realizada uma reunião-geral com os voluntários inscritos. A organização vai repassar as respectivas tarefas, localização dos postos de trabalho e orientações gerais sobre a corrida. A responsável pela Comissão de Voluntários, Juliana Marina Gonçalves de Brito Cardoso, reforça a importância dos voluntários neste trabalho.

“A grande maioria tem interesse em participar, não só pelas horas complementares, mas por ser uma excelente oportunidade. É um evento de grande porte, mais de 20 mil atletas inscritos, os alunos querem vivenciar isso e colocar em prática os conhecimentos que estão adquirindo na faculdade. A gente pede que eles estejam animados e comprometidos para que juntos possamos realizar a melhor Corrida do Pantanal”, finalizou.

Serviço – Mais informações pelo telefone (67) 3320-3425

A ação está em sintonia com o item 4 (educação de qualidade) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também