Cooperação entre Estado, Município e UFGD garante 10 novos leitos de UTI-Covid em Dourados

O Governo do Estado vai entregar, na próxima segunda-feira (17), equipamentos que vão garantir a implantação de 10 novos leitos de UTI-Covid-19 no Município de Dourados. Termo de cooperação técnica com esse objetivo foi assinado nesta quinta-feira (13) entre o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, o prefeito Alan Guedes, e o secretário municipal de Saúde, Evan Marcelo Marques, na Prefeitura de Dourados.

O Governo do Estado vai entregar em Dourados, para a Prefeitura, os equipamentos necessários para a montagem dos novos leitos de UTI, que serão instalados Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O custeio das 10 Unidades de Terapia para tratamento de pacientes de Covid-19 será feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) até que haja habilitação dos leitos pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 2.000,00/leito/dia. Pelo acordo de cooperação, o Estado também vai financiar 20 leitos clínicos Covid-19, também instalados HU/UFGD, ao custo de R$ 600/leito/dia, por três meses.

Serão cedidos ao Município de Dourados, por um período de seis meses, os seguintes equipamentos: 10 ventiladores pulmonares, 10 monitores multiparamétricos, 40 bombas de infusão, 10 camas hospitalares, um eletrocardiógrafo, um desfibrilador, um carrinho de emergência, um marcapasso externo, um monitor de débito cardíaco, uma máquina de hemodiálise, uma máquina de osmose reversa, um monitor de transporte e um ultrassom portátil. Esses equipamentos foram doados ao Estado pela empresa Suzano Papel e Celulose

Pelo termo de cooperação técnica, caberá ao Município de Dourados, entre outras atribuições, disponibilizar ao HU-UFGD, os equipamentos cedidos pela SES e regular os referidos leitos para atender a macrorregião de Dourados, caso necessário, à central de regulação de leitos estadual.

Durante o ato de assinatura, o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende disse de sua satisfação em poder trabalhar em parceria com os 79 municípios do Estado, na luta contra a pandemia da Covid-19, “conforme determinação e total apoio do governador Reinaldo Azambuja e dos demais órgãos do governo estadual”.

O prefeito Alan Guedes, por sua vez, agradeceu o apoio da Secretaria de Estado de Saúde e do Governo do Estado no trabalho de superação dos desafios que tem surgido, principalmente na área de saúde, por conta da pandemia. “Graças a Deus e a essa junção de esforços, estamos conseguindo trabalhar em consonância e vencer as dificuldades”, enfatizou Guedes.

Da reunião para a assinatura do termo de cooperação, também participaram diversas autoridades locais, como os vereadores Sérgio Nogueira e Rogério Yuri, o reitor da UFGD Lino Sanábria, o secretário municipal de Governo de Dourados Henrique Sartori, o vice-prefeito Carlos Augusto Moreira, entre outras.

Texto e foto: Ricardo Minella/SES           

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também