Construção 4.0 é tema de ciclo de palestras on-line gratuitas

Tecnologia BIM e uso de drones são alguns dos temas em debate
Divulgação

Novas tecnologias trazem inovação para a construção civil, permitindo que um projeto seja acompanhado de forma integral em uma única tela ou ainda que uma obra seja monitorada “do alto”. Para colocar essas tecnologias em debate, a Semana de Palestras da Engenharia Civil da Uniderp promove apresentações sobre a metodologia BIM (Building Information Modeling) e uso de drones no setor. O evento online acontece nos dias 19, 20, 22 e 24 de abril, das 19h às 20h. A participação é aberta ao público, gratuita e pode ser acompanhada no link .

Uma das tecnologias é a metodologia BIM, que tem ganhado espaço, inclusive, mobilizando empresas e poderes públicos para se adequarem à ferramenta. Apesar de não se tratar de um software, a plataforma serve como base para que os fabricantes desenvolvam seus próprios programas. “É considerada uma grande inovação para a construção civil bem como outras áreas da engenharia e deve se tornar padrão nos projetos, tanto os públicos como os privados”, explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da Uniderp, Antônio Carlos Sibellino de Barros.

Outro assunto que será debatido durante a semana acadêmica é o uso de drones, que confere precisão no cadastramento de áreas e monitoramento de obras. Essas tecnologias que têm sido incorporadas ao setor fazem parte do movimento Construção 4.0, que a exemplo da já conhecida Indústria 4.0, busca soluções que promovam aumento da competitividade, da produtividade e da segurança do trabalho, além de reduzir custos, tudo por meio do emprego de tecnologias digitais.

O evento on-line coloca em debate ainda o mercado de trabalho para engenheiros civis e manutenção de dutos. A participação é aberta ao público e pode ser acessada no link: http://bit.ly/semanaengenharia2021

Confira a programação completa de palestras, que ocorrerão sempre das 19h às 20h:

19/04: Drone: tecnologia X Precisão em Levantamentos Cadastrais, palestra apresentada pelo engenheiro Fernando Mauro.

20/04: Engenharia Civil e o Mercado de Trabalho, bate-papo entre os engenheiros Adrian Mallmann e Paulo Silveira, que também é professor da Uniderp.

22/04: BIM: Conceitos Básicos e Situação Atual, assunto que será abordado pelo engenheiro José Martins Cavalcanti da Costa.

23/04: Manutenção de dutos da Petrobrás, palestra apresentada pelo engenheiro Thiago da Costa Santos.

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e http://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br

Fonte: Michelle Araújo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também