Como rezar em família no Natal?

Como é bom vivenciar o clima natalino e estar próximo das pessoas que a gente ama…Não por acaso, essa é uma das épocas mais felizes do ano! Mas, em meio a tantos significados que essa celebração nos remete, há uma principal que não podemos esquecer: o nascimento de Jesus Cristo.

Por esse motivo, o Natal é um tempo de rezar em família, conversar com Jesus, agradecer-Lhe por todas as coisas boas que Ele fez a você durante o ano e reforçar os pedidos de proteção e bênçãos à família inteira.

A seguir, confira nossas dicas para inserir a oração nas reuniões de família neste Natal e fortalecer a fé de todos. Continue a leitura e acompanhe!

Afinal: por que rezar?

Ainda que rezar seja algo individual, de cada pessoa, a oração ganha força quando feita em conjunto. Diz em Mateus 18,20: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”.

Orar é inclinar a nossa alma até o coração de Deus. E, como batizados, somos chamados a manter uma vida de muita oração. No parágrafo 683 do Catecismo da Igreja Católica, afirma-se que: “É Ele que nos precede e suscita em nós a fé. Em virtude do nosso Batismo, primeiro sacramento da fé, a Vida, que tem a sua fonte do Pai e nos é oferecida no Filho, é-nos comunicada, íntima e pessoalmente, pelo Espírito Santo na Igreja”. Assim, clamar o Espírito Santo diariamente é reafirmar a ação de Deus sobre os nossos corações.

Prepare o ambiente

É interessante que, na medida do possível, onde é realizada a oração, haja um presépio simbolizando exatamente o nascimento de Jesus, como forma de recordar os fatos.

Encontre o momento certo

Tendo a agenda de cada um, busque encontrar um momento em que todos estejam disponíveis, de corpo e alma, para dedicarem-se à oração em família. Com um horário definido, reúnam-se e comecem a rezar. Já dizia aquele ditado: “família que reza unida, permanece unida”. Na noite de Natal, sugerimos assim: antes da ceia, para abençoar a mesa farta, e depois, para colocar as intenções de cada familiar, entregando sonhos, projetos, até mesmo medos e aflições ao coração de Jesus.

Não deixem para rezar juntos apenas na noite de Natal

Seja rezando o Santo Terço em família, lendo os registros do nascimento de Jesus na Bíblia, participando das Santas Missas, fazendo uma novena natalina, não é porque o título do blogpost é “Como rezar em família no Natal” que a oração deve ser exclusiva ao dia 25 de dezembro. Comece antes a fazer essa experiência de envolvimento com o real sentido da celebração.

Estabeleça metas com Deus para o próximo ano

Dezembro, fim de ano, essa é uma época especial de refletir e renovar as forças e as energias para um novo ciclo que virá. Mas, mais importante que isso, é tempo de firmar a fé, traçando metas relacionadas à vida em oração no ano seguinte. O quão próximo de Deus cada membro da sua família quer estar em 2020?

Sugira que todos anotem suas metas pessoais e as guarde dentro de suas bíblias. A ideia é que, no final do ano seguinte, a pessoa retorne a elas e veja quantos objetivos foi capaz de realizar.

Orações para rezar com a família

Oração ao Menino Jesus

“Menino Deus, eis-nos aqui diante de Tua manjedoura. Como os reis magos, apresentamos os nossos presentes. Obrigado por ter se encarnado para nos salvar. Pedimos pelas famílias que hoje se encontram divididas, pais separados e filhos mergulhados nas drogas e no pecado. Olha para Teus filhos, ouve nossa prece. Criança abençoada, pedimos por outras crianças que também como Tu não têm onde nascer. Menino Jesus, no Teu aniversário, refaz o milagre da distribuição do pão do amor. Porque os homens se esquecem que também são capazes de realizar o que tu ensinaste. Príncipe da paz, devolve ao mundo a Tua paz. Reavive, Menino, no coração dos homens, a compaixão, o amor e a misericórdia, para que eles cuidem das crianças do mundo. Que sejam alimentadas, não sofram nem chorem. Menino Jesus, toma em tuas mãos as crianças. Livra-as da guerra, da fome, da morte antecipada, da morte em vida e da dor que não podem compreender nem deveriam sentir. Cuida das mulheres grávidas e daquelas que querem engravidar. Que os homens sejam como São José, e as mulheres como Maria. Livra o nosso mundo do trauma do aborto, Vós que sois a Vida. Devolve o sentido de viver àqueles que perderam a felicidade. Menino que é, coloca no rosto das outras crianças o sorriso, o amor e a segurança. Na boca, coloca a comida e a Tua Palavra. Obrigado, Menino Deus”.
Oremos: “Senhor nosso Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal do nosso Salvador, dá-nos alcançar, por uma vida santa, Teu eterno convívio. Por Cristo nosso Senhor. Amém”.

Oração natalina de agradecimento

“Neste Natal, uma oração para fortalecer aquilo que essa data mais representa. Queremos, Senhor, neste Natal, agradecer-te por tantas bênçãos, em especial aquelas (citar). Dá-nos força e ternura para sermos pessoas úteis que lutem por um mundo onde haja dias bons e muitas coisas boas. Senhor, Tu serás bem-vindo a esta casa, até que um dia nós possamos nos reunir na Tua. Amém”.

Oração da família

“Pai, hoje nesta noite especial onde estamos a celebrar o nascimento de Teu filho, eu desejo colocar em tuas mãos todas as dificuldades das pessoas da minha família. Todos os sonhos também, e todas as lágrimas. Principalmente, toda a esperança que possuímos em nosso coração de quem, com a Tua ajuda, qualquer situação irá se resolver. E que Nossa Senhora possa cuidar daqueles que não têm a quem recorrer, da mesma maneira que ela cuidou do Menino Jesus na manjedoura. Abençoe, particularmente, cada membro da minha família e, por favor, não deixe que eles sintam-se sozinhos, pois nunca estarão. Sei que o Senhor e mais uma casta de anjos estarão protegendo-os sempre. Amém”.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também