Com confraternizações e festas de fim de ano, saiba como cuidar da alimentação

Cuidar da quantidade e da qualidade das escolhas alimentares. Esse é o conselho da nutricionista Maria Tainara Carneiro para quem quer passar ileso pelas confraternizações do mês de dezembro. 

Mas, afinal, o que é cuidar da qualidade das escolhas alimentares? “Optar por uma alimentação diversificada, priorizando os alimentos ‘in natura’, como frutas, legumes, verduras, carnes magras, cereais integrais, leguminosas, pois fornecem os nutrientes necessários ao corpo”, explica a nutricionista, que também é coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Campo Grande.

De acordo com a nutricionista, mastigar bastante o alimento e comer com atenção são estratégias para saborear bem a comida, sentir a saciedade e evitar repetições. “Evite beliscar ou petiscar alimentos gordurosos. Uma alternativa é optar por castanhas, frutas in natura e secas na hora dos aperitivos. Evitar as bebidas alcoólicas e refrigerantes também é fundamental, pois são calóricos e não trazem nutrientes ao organismo. Uma sugestão seria as trocas por sucos naturais, água saborizada e água de coco”, orienta Maria Tainara.

Outra dica valiosa, segundo ela, é ingerir bastante água. O corpo precisa de muita água para o bom funcionamento do organismo e eliminação de toxinas. Além disso, o exercício físico é fundamental, como sempre. 

Natal e Ano Novo

Nas refeições de Natal e Ano Novo, a orientação da nutricionista e professora é caprichar nas saladas e inserir as frutas como sobremesas, pois são alimentos com bastante nutrientes e fornecem saciedade. 

Em relação às carnes, a dica é priorizar aquelas que são menos gordurosas. “Preste atenção no que está comendo ou bebendo, pois com a animação, geralmente perdemos a noção do que comemos. Assim você terá mais controle do que come na festa e principalmente irá se sentir satisfeito com o que come”, afirma a professora da Estácio.

Por último, Maria Tainara fala sobre qual deve ser o papel da comida na festa. “Não faça da comida a principal atração da festa. Divirta-se! Desvie o seu foco da comida conhecendo pessoas novas, dançando e conversando. Não saia de casa com fome, pois será mais difícil manter o autocontrole nas refeições das festividades”, explica a nutricionista. 

Pós-exageros

Caso exagere nas festividades de fim de ano, a orientação é voltar ou criar uma rotina alimentar, assim que for possível, com organização da alimentação. Hidratar-se bastante e retomar a atividade física também devem estar entre as prioridades, conforme a nutricionista.

Crédito da foto: Freepik

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também