Durante o mês de junho, uma série de ações será realizada na Universidade em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente no dia 5. As atividades irão movimentar estudantes, professores, técnicos-administrativos e a comunidade externa na Cidade Universitária e câmpus e fazem parte da campanha Eu Respeito, que irá abordar o tema também com outras iniciativas.
“A mobilização de toda a UFMS é importante para aumentar a conscientização e promover a responsabilidade ambiental entre todos os membros da comunidade acadêmica. Envolver estudantes, professores, técnicos e os membros da sociedade nas ações fortalece o compromisso coletivo com a sustentabilidade, gerando impacto positivo no meio ambiente e na formação cidadã”, enfatiza diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho.
As atividades desenvolvidas em junho para valorização do meio ambiente são gratuitas e abertas à toda a comunidade universitária. “A UFMS visa incluir todos os interessados nas discussões e ações ambientais, promovendo assim um engajamento amplo e acessível em prol da preservação ambiental”, complementa o diretor.
Estão programadas palestras com temas como a contribuição das instituições de ensino na preservação dos biomas, objetivos de desenvolvimento sustentável e empreendedorismo social, manejo e conservação de agroecossistemas e adubação verde. A programação também é composta por oficina, roda de conversa e atividades práticas, como uma mutirão de limpeza no Lago do Amor e trilhas de botânica e observação de pássaros na Cidade Universitária.
Também será realizada uma atividade de plogging, iniciativa que combina caminhada e a coleta de resíduos em um determinado local. “O plogging é uma combinação da palavra sueca plogga (pegar) e da palavra inglesa jogging (correr) e significa correr e pegar lixo. Apesar de o plogging ter iniciado com a corrida como esporte, não é preciso ser, necessariamente, um corredor. É possível praticar o plogging realizando qualquer outra atividade física, por exemplo, caminhada, andar de bicicleta, remo. O objetivo é estimular as pessoas a praticarem essa atividade, que contribui com a natureza por meio da coleta de lixo e fomenta a prática de atividade física e do esporte, buscando promover a saúde”, explica a coordenadora da ação e secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edineia Aparecida Gomes Ribeiro.
A atividade será realizada na Cidade Universitária no dia 18, entre 13h30 e 15h30, sem necessidade de inscrição prévia. O ponto de partida será na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, localizada no Corredor Central, onde os participantes irão receber luvas e sacolas plásticas biodegradáveis para a coleta do lixo. A ação é aberta para toda a comunidade universitária, com disponibilização de certificado de três horas. Os interessados devem usar roupa e calçado adequados para caminhada, além de utilizar proteção contra o sol e levar água para se manter hidratado.
“Após a conclusão da atividade, iremos nos encontrar para um breve piquenique Assim, convidamos os interessados no plogging para colaborarem com um prato salgado ou doce ou bebida. Neste momento, iremos fazer uma roda de conversa sobre o impacto na adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e os cuidados com o meio ambiente em prol à saúde”, complementa a coordenadora.
Entre os dias 3 e 6 de junho, o Câmpus do Pantanal promove ações educativas em escolas públicas de Ladário e em uma instituição particular de ensino de Corumbá, além de palestras e atividades lúdicas, como jogos, maquetes e teatro. Os alunos da Educação Básica também terão a oportunidade de visitar os laboratórios de Ecologia, Zoologia, Microbiologia e Botânica.
Na terça-feira, 4, será realizada uma palestra com tema Integração da arborização e o projeto arquitetônico, além da 1ª mostra Meio Ambiente em Filmes, no Câmpus de Naviraí. No Câmpus de Chapadão do Sul, os interessados poderão participar de uma palestra sobre a gestão de resíduos sólidos no dia 5 de março, às 14h. Já no Câmpus de Coxim, a comunidade universitária pode participar da trilha ecológica Conscientização e Cidadania.
A programação completa pode ser acessada na página da Dides.
Texto: Ariane Comineti e Alíria Aristides